Noante, segundo Inês Pedrosa
Esta é uma questão para a qual procuro resposta há bastante tempo. A escritora Inês Pedrosa, no seu livro Fazes-me Falta, utiliza várias vezes o termo "noante". Procurei o significado desta palavra em vários dicionários, sem sucesso. Tentei entrar em contacto com a autora através do jornal "Expresso", mas não obtive resposta. Será que a palavra existe? E nesse caso qual o seu significado? Os meus agradecimentos antecipados pela vossa atenção.
O significado de hidróforo
Sou Engenheiro Militar, estou fazendo pós-graduação e, por incrível que pareça, preciso saber o significado da palavra hidróforo. Não é hidrófilo, nem hidrófobo, palavras de significado conhecido. Grato pela resposta.
«Isto é um assalto!»
– Isto é um assalto! – gritou o homem (...) Gostaria que expusessem a vossa opinião sobre a forma desta frase: neutra ou enfática? Exponho o meu raciocínio: A frase pode existir sem o sujeito "Isto", portanto, o deictico pode ser minimamente enfático. Por outro lado, também me parece que este sujeito não acrescenta mensagem redundante ou enfatizante, ou seja, considero a frase preferencialmente neutra.
Sobre as vogais
Correspondendo a uma solicitação do nosso consultor D’Silvas Filho, na sua resposta Vogais arredondadas, o também consultor de Ciberdúvidas A. Tavares Louro enviou-nos este texto sobre as vogais da língua portuguesa.
Voz passiva do verbo chegar
Gostaria de saber se o verbo “chegar” admite a construção da voz passiva, como no exemplo seguinte: Activa: «Os americanos chegaram à Lua em 1968.» Passiva: «Em 1968 os americanos foram chegados à Lua.» Obrigado.
Bolero
Como se deve escrever em português: Bolero ou Boléro? Há diferença entre a norma brasileira e a europeia?
O Himalaia/os Himalaias
Qual das designações é a mais correcta: o Himalaias ou os Himalaias?
Corrente alternada
Qual o termo mais correcto em português: «Corrente Alterna» ou «Corrente Alternada»?
A regência do verbo dar
Gostaria de saber qual preposição é adequada para o verbo "dar".
Ex.: «Dá de sair mais cedo» ou «Dá para sair mais cedo»?
Aguardo resposta.
Obrigada.
Lubrificante sintético ou semi-sintético?
Era vulgar ser referido no sector, o termo "Lubrificante semi-sintético" para referir um tipo de lubrificante que seria uma mistura de óleos base obtidos por sintese química, com óleos base de origem mineral. Recentemente o termo "Lubrificante sintético" começou a ser usado por algumas companhias de lubrificantes, para referir a mesma mistura de lubrificantes (mistura de minerais com sintéticos), estando a ser usado o termo "100% sintético" ou "full synthetic" para os 100% sintéticos. Estará o novo uso da palavra "Lubrificante sintético" correcto?
