Campeonato Nacional da Língua Portuguesa
De acordo com a primeira prova do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa, a versão correcta do segundo texto é a seguinte:
«Numa democracia, é essencial manter um ambiente de liberdade de informação a fim de exercer o nosso direito de cidadania. Por conseguinte, em todas e quaisquer circunstâncias, a pluralidade é um valor a preservar. Decerto que podem surgir problemas ou que pode haver conflitos, mas é preferível arrostar com as consequências desse clima, do que corrermos o risco de uma unanimidade pusilânime e que nos traria uma inércia colectiva. Por isso, embora alguns comentadores sejam às vezes tendenciosos, eles representam diversas correntes de opinião e devem exprimir-se com espontaneidade nos órgãos de comunicação.»
As minhas dúvidas são relativas aos seguintes aspectos do texto anterior:
1) A expressão «... a fim de exercer o nosso direito...» está correcta? Não deveria ser «...a fim de exercermos o nosso direito...»?
2) É correcto escrever-se «Decerto que podem surgir...»? Não deveria antes ser «Decerto podem surgir..» ou «É certo que podem surgir...»?
3) Em vez de «... que podem... ou ... que pode...», não seria mais correcto utilizar «que podem... ou pode....»?
4) Em vez de «é preferível..., do que corrermos...», não seria mais correcto utilizar-se «é preferível..., a corrermos...»?
5) Finalmente, na expressão «... o risco de uma unanimidade pusilânime e que nos traria uma ...», a aplicação da conjunção é correcta? Não deveria ser antes «... o risco de uma unanimidade pusilânime, o que nos traria uma...» ou «... o risco de uma unanimidade pusilânime, que (a qual) nos traria uma...»?
De forma a esclarecer os pontos acima referidos, apresento-as no seguinte texto:
«Numa democracia, é essencial manter um ambiente de liberdade de informação a fim de exercermos o nosso direito de cidadania. Por conseguinte, em todas e quaisquer circunstâncias, a pluralidade é um valor a preservar. Decerto podem surgir problemas ou pode haver conflitos, mas é preferível arrostar com as consequências desse clima, a corrermos o risco de uma unanimidade pusilânime, o que nos traria uma inércia colectiva. Por isso, embora alguns comentadores sejam às vezes tendenciosos, eles representam diversas correntes de opinião e devem exprimir-se com espontaneidade nos órgãos de comunicação.»
Obrigado.
