Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Carlos Ribeiro Portugal 3K

Qual o significado da palavra períspirito?

Ana Martins Brasil 9K

Sei que um dos seguintes provérbios (e apenas um) estará correcto. Será «Chuva em São João tira a uva e não dá pão» ou «Chuva no São João muito azeite e pouco pão»?
Agradeço a vossa resposta.

Maria Fernanda Rodrigues Portugal 2K
Qual é a função sintáctica da palavra “não” na frase «Eu não quero chocolates»?
Laura Aguiar Brasil 27K

Li um texto em que se usou a expressão «local prístino» («Sebastião Salgado fotografa paisagens em áreas prístinas dos quatro cantos do mundo»), para indicar lugar remoto ou intocado. Em espanhol prístino tem (parece-me) esse sentido, mas os dicionários de português que consultei (Aurélio e Houaiss) só registram a acepção «antigo, prisco». Pode-se, afinal, dizer-se «fotografei animais nos locais mais prístinos»?

Miguel Batista ReinoUnido 6K

Já é a segunda vez que vos escrevo a pôr esta dúvida (a primeira foi na altura em que o Ciberdúvidas teve um problema com a caixa de correio, e se calhar nem a receberam), que diz respeito a uma pergunta aqui feita anteriormente, cujo título era, julgo, "O Porto é campeão pela 2.ª vez consecutiva?" (13700).
Não fiquei esclarecido com a resposta então dada, pelo que a pergunta que tenho é simples: é a mesma coisa dizer-se "O Porto é campeão pela 2.ª vez consecutiva" ou "O Porto é campeão pela 2.ª vez seguida"? Ou só quando o Porto é campeão pela 3.ª vez seguida é que o é pela 2.ª vez consecutiva?
Peço desculpa pelo incómodo, saúdo-vos pelo vosso trabalho e agradeço desde já.

P.S. – Já agora, uma questão rápida: tenho lido aqui que o acordo ortográfico vai entrar em vigor no novo ano. Gostaria de perguntar se sabem onde – em que publicação – poderei encontrar todas as novas regras e recomendações constantes do mesmo (de preferência "online").

Paulo Marques Portugal 10K

O que significa «equativo»?
(O adjectivo "equativo" poderá ser encontrado quer na Internet, em «Verbos designativos do Português» ou em «Formação de palavras em Português: Aspectos da construção de avaliativos», quer no livro «Estudos de Sintaxe-Semântica e Pragmática do Português», do linguista Joaquim Fonseca (Porto Editora, 2000, pág. 19, notas 8 e 9).

Anacleto Cleto Funcionário Público Lisboa, Portugal 6K

Existe este verbo "escapulir"?
Se existe qual a forma de conjugação no presente do indicativo? Apresento abaixo uma possibilidade:
eu escapulo
tu escapoles
ele escapole
nós escapulimos
vós escapulis
eles escapolem


Obrigado.

Isabel Garcia Portugal 10K

Para além de "frigidíssimo", é aceitável a forma "friÌssimo"?

Ivo Carvalho Portugal 6K

Cristovão deverá ler-se "cristo vão" ou "cristóvão"? E porquê?

Rui Sousa Engenheiro Electrotécnico Lisboa, Portugal 32K

Apesar de diversas vezes já questionado, acerca do tratamento na segunda pessoa, ainda tenho as seguintes dúvidas:

Em questões anteriores referiu-se que o tratamento pelo nome utiliza sempre a forma verbal na 3.ª pessoa: «O Pedro vai para casa?» Supondo que estamos num grupo de amigos, num tratamento informal e desejo fazer a mesma pergunta a um amigo, diria: «Pedro vais para casa?» Aqui já utilizo a segunda pessoa. Ou será que está subentendido «Pedro, (tu) vais para casa?»?

A mesma questão reside na segunda pessoa do plural. Embora já não seja utilizada actualmente, ainda se encontra com frequência na linguagem escrita a utilização do vós para nos dirigirmos a uma pessoa de um modo formal: «Vós ides para casa?»

Como ficaria se me dirigisse à mesma pessoa pelo nome ou pelo seu título: «Vossa Excelência ides para casa?» ou: «Vai para casa?»? «Vossa Alteza deseja»... ou: «Vossa Alteza desejais...»?

Dado que se me dirigisse por vós utilizaria a 2.ª pessoa, com ides e desejais, parece-me que o tratar pela 3.ª pessoa (comparável ao você) é uma forma menos formal e menos própria.

Por outro lado soa-me melhor a seguinte forma: «Vossa Alteza ide para casa?»

Mas esta forma deve estar incorrecta.

Uma outra questão. Como faria para me dirigir a um grupo heterogéneo de pessoas (isto é, com pessoas a quem me dirigiria por tu, outras por você e outras por vós ou vossa excelência). Se me dirigisse por «vocês» estaria a ser incorrecto às vossas excelências, se me dirigisse por «vossas excelências» significaria que na realidade estaria a me dirigir apenas a algumas delas ignorando as restantes. Será que a única possibilidade será «Os senhores»?