Gostaria de saber se uma pessoa sem vergonha é chamada “desavergonhada” ou “desenvergonhada”. Já vi das duas maneiras. Se existem as duas palavras qual a diferença de uma para outra?
Gostaria de saber se ambas as palavras têm o mesmo significado e/ou qual a forma correcta de se escreverem.
Porque se escreve liberdade com “b” e livre com “v”?
Gostaria de saber qual a forma correta das seguintes expressões:
1) «adentrou o apartamento» ou «adentrou ao apartamento»?
2) «atendeu o telefone» ou «atendeu ao telefone»?
Qual a forma verbal correcta: «Fica interdito» ou «fica interditado»?
Preciso saber qual é a palavra correta: «detetização» ou «dedetezição»?
Gostaria de conhecer a origem da expressão «ouro sobre azul».
Sou um estudante de português como língua estrangeira da Colômbia. Li num livro de gramática que as conjunções que apresento na continuação, empregam-se com o presente e o imperfeito do subjuntivo, mas não sei se isso significa que só podem ser empregadas em esse tempo ou se, ao contrário, elas também podem ser utilizadas com o futuro do subjuntivo.
As conjunções são as seguintes:
– para que
– a fim de que
– mesmo que
– embora
– contanto que
– desde que (condicional)
– até que
– antes que
– sem que
– caso
– a não ser que
– mesmo que
Agradeço muito sua resposta.
Num contexto de automóveis, em provas automobilísticas, qual o termo mais correcto: desencarceração ou desencarceramento?
Gostaria de saber o significado do termo «volucres», patente num poema de Ricardo Reis ("As rosas ano dos jardins de Adónis ,/ Essas volucres amo, Lídia, rosas,")
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações