Verbo adentrar
O verbo adentrar, de uso pouco frequente em Portugal, pode ser transitivo directo – «O carcereiro adentrou o preso na cela» (in Houaiss); «Loucas fantasisas adentraram a sua mente» (idem) – ou transitivo oblíquo, regendo, neste caso, as preposições em – «Adentraram na floresta» – ou por – «Adentraram pela floresta».
Não encontrei nenhuma situação em o que verbo fosse seguido da preposição a, pelo que dos exemplos que apresenta me parece ser de aceitar apenas o primeiro – «adentrou o apartamento» – embora preferisse usar o verbo com a preposição em neste contexto: «adentrou no apartamento».
Verbo atender
O verbo atender pode ser transitivo oblíquo, sendo seguido da preposição a – atender a – com sentido de considerar, levar em conta, prestar apoio, etc., ou pode ser transitivo directo, no sentido de acolher, receber, etc.
Relativamente às expressões «Atender o telefone» ou «Atender ao telefone», Celso Luft, no seu Dicionário Prático de Regência Verbal, regista as duas formas como possíveis, ainda que, a meu ver, correspondam a contextos um pouco distintos.
«Atender o telefone» – Atende o telefone que não pára de tocar.
«Atender ao telefone» – A Maria não pode vir está a atender um cliente ao telefone.