Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Sílvia Martins Bernardo Jornalista Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber a explicação técnica para o facto de a palavra tese não ter acento no primeiro "e".

Obrigada.

Ana Silva Brasil 8K

É a primeira vez que disponho dos vossos serviços e à partida parece-me que os vou achar muito úteis no futuro. Espero não estar a fazer esta pergunta pela milionésima vez; vi de facto uma rubrica sobre a colocação dos adjectivos, mas creio que não era bem o que eu procurava.
Ora bem, segundo essa rubrica, a única diferença entre um adjectivo que aparece à frente do substantivo e o mesmo adjectivo atrás do último consiste na enfatização do primeiro.
Mas se dissermos «grande livro» e «livro grande», a diferença passa mesmo a ser semântica, não é verdade? Como sistematizar este fenómeno? Porque será que alguns adjectivos sofrem esta alteração e outros não (ou apenas uma alteração de ênfase)? Será que são meras excepções? Haverá uma lista com as mesmas?

Manuela Cunha Professora Porto, Portugal 7K

Na frase «nunca Harry tinha tido um Natal como aquele, pois os tios eram horrendos...», se a classificação de conjunção coordenativa explicativa desapareceu da nova nomenclatura, como classificar a frase iniciada por «pois»?

Luís Miranda Portugal 4K

A propósito de um texto de Mário Barreto em que se 'define' a diferença entre neologia e neologismo, deparei-me há dias com duas palavras sobre as quais gostaria de saber se é correcta a sua utilização.

Practibilizante

Parceriado

Agradeço imenso o esclarecimento.

Isabel Asensio Bilbau, Espanha 4K

Há bem pouco tempo que ouvi falar deste "site". Achei-o muito interessante e não posso deixar de enviar os meus parabéns e o desejo de que esta ferramenta de ajuda se mantenha para sempre. Sou espanhola, estudo português há algum tempo e na minha modesta opinião, a ideia de manter "on-line" um serviço que possibilite a consulta de dúvidas sobre a lingua portuguesa é de louvar. Penso que vou ser uma grande utilizadora desta ferramenta. Já agora, precisava de saber se é correcto dizer "encurvadora hidráulica" ou será melhor chamar "curvadora hidráulica" à máquina que serve para curvar tubos. Obrigada.

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Christiane Zeller Brasil 74K

Gostaria de saber o que significa "giro" no português falado em Portugal?

Alda Mota Revisora de Imprensa Lisboa, Portugal 6K

Em português de Portugal, é correcto o uso do verbo "firmar" em vez de "assinar", para designar a acção de colocar uma assinatura num determinado documento? Obrigada.

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Maria Barros Portugal 6K

Tenho-me apercebido de que diversos órgãos de comunicação, a propósito da grave situação em que se encontram imigrantes ilegais junto das fronteiras marroquina e espanhola, utilizam o termo «subsaarianos» para se referirem aos mencionados imigrantes.Como não estava certa do seu significado, pesquisei o dito termo em diversos dicionários de língua portuguesa e não o encontrei; afinal a palavra «subsaariano» existe ou não? Se existe, qual o seu significado?

José Azevedo e Menezes Portugal 21K

Sr. Professor Neves Henriques: Começo por lhe agradecer a sua explicação sobre solarengo e soalheiro (ao que chegou a Academia das Ciências!), dada no dia 15 de Outubro de 2004. Só agora tive dela conhecimento. Apresento-lhe, a seguir uma outra dúvida: A expressão «antes pelo contrário» é correcta? Lembro-me de, em criança, alguém profundo conhecedor da nossa língua ma corrigir para «pelo contrário», por ser redundante. Mas, na verdade, os conceitos «antes» e «pelo contrário» não são idênticos, apenas afins, e daí a minha hesitação em classificá-la de pleonástica: Se eu disser: «este tecido não é branco, antes pelo contrário, é preto», parece-me a frase correcta na sua construção lógica, apenas má na estética. Mas se eu disser «este tecido não é branco, antes pelo contrário, é verde», a frase parece-me incorrecta, tanto lógica como esteticamente (o contrário de branco é preto, e não verde). Ou seja, embora a expressão «antes pelo contrário» me continue a soar mal e eu não a utilize, tenho dúvidas de que dela se possa dizer incorrecta. Com os meus cumprimentos

João Batista Dias de Freitas Professor de Português Brasil 3K

Sou estudante e professor de Língua Portuguesa e me interesso em estudar mais sobre os metaplasmos, porém não encontro quase nada. Poderia indicar-me sites e uma boa bibliografia?