Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Filipe Solha Portugal 3K

Venho por este meio esclarecer a minha dúvida na palavra «autonomizada», pois não sei se esta palavra existe.

Elisa Centeno Portugal 6K

[Na TLEBS, no subdomínio Sintaxe, n.º B4.3.4.3], […] enumeram-se as frases modificadoras do grupo verbal, a saber, subordinadas causais, finais e temporais. As condicionais não serão também modificadoras do GV? (Ex.: O aluno passa [se estudar].) Agradeço o esclarecimento.

Miguel de Góis Silva Estudante Faro, Portugal 10K

Cá estou eu de novo com outra dúvida sobre a nossa nobre língua. Porque é que se escreve "príncipe" se se diz "príncepe", o seu feminino é "princesa" e não "princisa" e a sua origem é na palavra latina "princeps" e não "princips"? É uma dúvida antiquíssima que tenho e à qual ainda ninguém conseguiu responder-me.

Mayr Cerqueira Godoy Brasil 11K

No Brasil escreve-se "ótimo", sem o "p". Entretanto, escreve-se "opção", com o "p". Sendo ambos da mesma raiz, por que a diferença?

José Aguiar Portugal 14K

A expressão «pouco a pouco» é complemento circunstancial de tempo e complemento circunstancial de modo?

Teresa Bagão Portugal 5K

Tenho conhecimento de apenas uma gramática reorganizada a partir da nova Terminologia Linguística, editada pela Didáctica Editora, Saber Português Hoje, de Luísa Oliveira e Leonor Sardinha. Com espanto, aprendo aí que «cujo/a/os/as» transitou da classe dos pronomes relativos para a dos quantificadores relativos: com que autoridade? Nas páginas 143 e seguintes, escreve-se «deixis» e «dêictico», se bem o que Dicionário de Houaiss contrarie esta grafia, com os lexemas «dêixis» e «deíctico». É possível indicar-me a melhor gramática a consultar, neste momento? Obrigada.

Vítor Hugo B. Barbosa Enfermeiro Ponte de Lima, Portugal 4K

Há algum tempo que tento esclarecer esta dúvida e não encontro na Internet resposta para ela. Gostaria de saber se é correcto usar o termo "skin" para designar um pacote de imagens e, eventualmente, código de programação usado para mudar o aspecto visual de uma aplicação informática. Tenho encontrado em sítios brasileiros a tradução para "pele" mas, confesso, acho que não será a mais feliz...

António Pereira Professor de Português Portugal 38K

Professor de Português, sempre ensinei aos meus alunos a diferença entre «ter de» (ter necessidade de) e «ter que» (ter alguma coisa para), defendendo, como Edite Estrela e Rodrigo Sá Nogueira, que a utilização mais frequente de ter que» está incorrecta. «Todos temos que fazer sacrifícios» – afirma o Chefe do Governo vezes sem conta. Há umas semanas atrás, li algures que, indiferentemente dos contextos, podíamos dizer «ter que» ou «ter de». Segundo este ponto de vista, a frase do Eng. José Sócrates estaria gramaticalmente correcta. Quanto ao politicamente correcto, nem me quero pronunciar... É mesmo assim? O meu muito obrigado, desde já.

Maria Zita Portugal 6K

Como se analisa sintacticamente a oração: «O monge Dinis decidiu recomeçar a contagem dos dias a partir da data do nascimento de Cristo, convencionada desde 440 como 25 de Dezembro.»

Ana Pais Portugal 8K

O que deu origem à palavra efémera? O ciclo de vida do animal definiu este substantivo, ou por sua vez utilizamos este como forma figurada?