«Aos dez dias do mês de Fevereiro (...) nas casas onde reside o Santo Ofício da Inquisição, estando aí o senhor licenciado Pero Álvares (...).»
Gostaria de saber o significado desta palavra. Sou estudante, e estava a ler um livro de História de A. H. Oliveira Marques sobre uma denúncia à Inquisição de 1565, e fiquei curiosa relativamente ao sentido desta palavra.
Gostaria de saber se há diferença entre o significado das expressões «língua-padrão» e «língua materna». Se possível, preciso de uma bibliografia que possa consultar sobre o assunto.
Obrigada.
Gostaria de saber, se é que existe, o termo antónimo de «fobia». Se não for possível, um que a ele se assemelhe.
Obrigado.
O que significa "menial" [na seguinte frase]?
«A parte menial de escavação cabia a uma equipa de esperançosos e crédulos caçadores de tesouros.»
Venho por este meio pedir que me expliquem por que razão os vocábulos “pêra” e “ananás” no plural não são acentuados. Desde já agradeço a vossa explicação.
O sufixo -ota, formador de gentílicos, tais como cairota, cipriota e italiota, porventura seria de origem grega e teria vindo para o português por intermédio do latim? Poderiam apresentar-me outros gentílicos do mesmo gênero?
A terminação de Iscariotes, sobrenome de Judas, o apóstolo traidor, seria a forma grega do sufixo -ota?
De Argos, Élis, Mális, Ptolomeu, Tebas, topônimos e antropônimo gregos já aportuguesados hoje, fizeram-se Argólida, Élida, Málida, Ptolomaida e Tebaida, também já inclusos na toponomástica do nosso idioma. Pois bem, pergunto-lhes se a terminação "ida", desses últimos, seria um sufixo grego construtor de topônimos.
O final "opla", de Adrianopla e Constantinopla, seria uma forma alterada da palavra grega "pólis", que significa cidade?
Muito obrigado.
Que significa a palavra "Maloeira", nome de um sítio da freguesia da Fajã da Ovelha, Madeira?
Como se deverão chamar as pessoas desse sítio?
Que significa a palavra "Raposeira", nome de um sítio da freguesia da Fajã da Ovelha, Madeira?
Como se deverão chamar as pessoas desse sítio?
Gostaria de saber se existe a palavra "impermissível" como antónimo de "permissível". Se não existir, qual é, então, o vocábulo adequado?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações