Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A regência do verbo relacionar

Vejo que muitos brasileiros escrevem «relacionado à educação». Está correcto, mesmo no Brasil? Não deveria ser «relacionado com a educação»?

Manuel Anastácio Professor do ensino básico Guimarães, Portugal 21K

No sentido de «dizer respeito a», a regência faz-se, no Brasil como em Portugal, com a preposição com. Portanto, «relacionar com a educação». Tal como: «Relaciona-se com desconhecidos», «Relaciona a coluna com a da esquerda», «Isto relaciona-se com o problema que discutimos ontem», etc.
Mas há outras situações, como por exemplo na acepção de «estabelecer relação lógica» ou «analogia», em que a preposição é a: «Seria possível relacionar um facto a outro», «Não relacionei a pessoa ao nome», etc.

J. M. C.
Classe de Palavras: verbo