Exemplos de verbos na chamada forma progressiva - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Exemplos de verbos na chamada forma progressiva

Foi com grande prazer que descobri na Internet o vosso sítio que achei muito útil e muito explicativo. Parabéns, excelentíssimo trabalho e interessantíssimo projecto!
Agora, aproveitando, gostaria de que tirassem, se possível, a minha dúvida sobre o uso correcto das construções “ia + fazendo” e “foi + fazendo”. P. ex.: «Os problemas iam-se acumulando»; «os problemas foram-se acumulando».
Desde já agradecido.

Alexander Tupikov Tradutor Rússia 7K

Obrigado pelas suas palavras.
A pergunta que faz tem que ver com a construção dos valores aspectuais associada aos verbos. Há dois aspectos a considerar:

– A perífrase ou a locução verbal constituída por ir + gerúndio tem valor aspectual durativo ao qual se se associa ainda, do ponto de vista do desenvolvimento da acção, o valor aspectual progressivo. Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, 1984: 490) explicam que esta locução verbal «[...] expressa uma acção durativa que se realiza progressivamente ou por etapas sucessivas.»

– A forma ia, imperfeito do indicativo de ir, e foi, pretérito perfeito do indicativo do mesmo verbo, têm também cada uma o seu valor aspectual específico. O imperfeito do indicativo corresponde tipicamente ao valor aspectual imperfectivo (o estado de coisas descrito é visto como não acabado), e o pretérito perfeito do indicativo, ao aspecto perfectivo (encara-se o estado de coisas referido como acabado) .

Sucede que os valores aspectuais podem, numa frase, agir uns sobre os outros e determinarem um valor aspectual que, globalmente, pode não corresponder ao dos elementos da locução verbal. No caso em apreço, verifica-se uma redução do contraste entre as formas auxiliares de imperfectivo e perfectivo, salientando-se em ambos os casos o valor durativo. Em conclusão, o contraste entre iam-se acumulando e foram-se acumulando é mínimo, porque na locução se destaca sobretudo o valor durativo marcado pelo gerúndio acumulando.

Carlos Rocha
Áreas Linguísticas: Morfologia; Sintaxe