Qual é a relação existente entre significado e significante?
Aprendi que as locuções devem sempre vir entre vírgulas, por exemplo: «ou seja», «isto é», «a meu ver», «às vezes», etc. No entanto, tenho observado que alguns escritores, inclusive no Dicionário Aurélio, não colocam entre vírgulas a locução «às vezes» (com crase). Em que situação pode ser usada sem as vírgulas? Parece-me que sempre deve ser entre vírgulas. Obrigado.
Na frase «Ele é de Lisboa», «de Lisboa» é nome predicativo do sujeito (TLEBS). A dúvida está em saber se antigamente era complemento circunstancial de lugar ou complemento determinativo.
Obrigada.
Quais são as palavras africanas que começam com a letra "g"?
Como se denomina exactamente uma variedade de maçãs, conhecida por "bravo de esmolfe"? Já procurei em diversos dicionários e não encontro o termo"esmolfe". Obrigada pela vossa atenção.
Reparei há dias numa notícia do “Jornal de Notícias” sobre um homem que tinha caído «a um poço». Será correcto escrever/dizer «caiu a» ou «caiu num»?
Nos dicionários que consultei, o termo «réplica» significa em português: 1) resposta; 2) tremor de terra secundário. Contudo, cada vez mais se ouve o termo «réplica» em lugar de «cópia», que é, julgo eu, o termo português. Suponho que esta moda venha do inglês "replica", que, aí sim, quer dizer «cópia». Pergunta: Será legítimo usar o termo «réplica», no sentido de «cópia»?
Em matemática existem uns objectos designados por matrizes. Um determinado tipo de matrizes tem o seu nome associado ao matemático alemão Ludwig Otto Hesse.
Em todos os livros que consultámos, essas matrizes são designadas por «matrizes hessianas».
Não deveriam estas ser designadas por matrizes hesseanas?
Já agora, hesseana/hessiana não deveria ser escrita Hesseana/Hessiana?
A minha dúvida é muito simples (aparentemente). A palavra “pipapapigrafo” existe? O que significa? Muito obrigado!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações