Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Osvaldo Pasini Brasil 4K

Estou lendo um livro, Pensamento e Linguagem de A. R. Luria, ARTMED, 2.ª reimpressão, 2001. O primeiro subtítulo do capítulo 2 é: "Origem da Palavra. O caminho desde a simpróxica à estrutura sinsemântica da palavra". Não consigo encontrar o significado destas duas palavras: “simpróxica” e “sinsemântica”. Poderiam me ajudar? Obrigado.

Ana Torres Brasil 15K

Gostaria de saber qual a origem da palavra Trianon.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 5K

1. Assinalamos com muita satisfação que foi recentemente posta em linha a resposta n.º 18 000. Ciberdúvidas considera que estas mais de 18 000 perguntas, disponíveis nas Respostas Anteriores e nas Respostas de Hoje, são bem sinal do interesse e entusiasmo com que o nosso trabalho tem sido acolhido. Fica, pois, a certeza de ter sentido prosseguir a tarefa quotidiana de saber mais sobre a nossa língua comum para a falar melhor.

2. Como sempre, além das nossas respostas, sugerimos a leitura das seguintes rubricas:

– O Pelourinho, com um texto de Regina Rocha a propósito da regra de uso

do infinitivo pessoal;

– as Notícias Lusófonas, com especial atenção para a participação de José Francisco Viegas

no programa Páginas de Português e para a Mostra de Linguística que se realiza

em 26 e 27 de Junho na Reitoria da Universidade de Lisboa;

– e o Correio.

Saudações,

 

Felisberto Branco Portugal 8K

«Atirar-se de cabeça», qual é o significado?

Rute Couto Portugal 4K

Gostaria que me esclarecessem sobre a diferença entre «expulsão» e «extradição» de um cidadão de um determinado território ou Estado.

Obrigada, e continuação de bom trabalho.

Cláudio Alexandre Duarte Estudante Portugal 21K

Gostava de saber a origem da expressão «Agora é que a porca ruça torce o rabo». Já agora, será «ruça» ou «russa»? Obrigado.

Inês Rosa Lisboa, Portugal 3K

Na frase «o rapaz voltou a dar cerejas a todos», podemos considerar o verbo «voltar» como auxiliar? Desde já, obrigada.

Célia Barbosa Professora Penafiel, Portugal 4K

Na frase «Que lindo dia!», como se classifica morfologicamente o «que» nela inserido? Não encontro classificação adequada nem na terminologia utilizada até agora nem na nova terminologia (TLEBS).

Sónia Fernandes Portugal 11K

Gostaria de saber se a palavra “rejogar” existe. Nãoo a encontro no dicionário, mas já a vi referenciada em diversos “sites”. É correcto utilizá-la? Obrigado.

Patrícia Lagos Coimbra, Portugal 9K

Deparei-me com uma dúvida e, mesmo depois de consultar gramáticas e prontuários diferentes, não fiquei satisfeita. As palavras «pêlo» (substantivo) e «pelo» (contracção de preposição) são consideradas palavras homógrafas, mas a sua fonia não é igual? Será que não se podem considerar homónimas? No caso de «pêlo» (substantivo) e «pelo» (forma verbal) a pronúncia é de facto diferente e, no primeiro caso, existe alguma diferença na pronúncia? Obrigada pela ajuda.