Qual é a forma correcta, “metacarpos” ou “metacárpicos”? Exemplo: «sobreposição das bases do 3.º ao 5.º metacarpos» ou «sobreposição das bases do 3.º ao 5.º metacárpicos»?
Confesso que sou um grande admirador vosso, pelo trabalho tão proveitoso que iniciastes e tendes mantido. Com efeito, sempre que a oportunidade surge, tenho-o recomendado vivamente. Agora colocarei a dúvida que me trouxe, uma vez mais, até vós: Tenho encontrado amiúde o emprego do vocábulo “réprobo”, pelo que solicito o favor de me esclarecerem sobre o(s) seu(s) significado(s). Muito obrigado.
Gostava que me pudessem explicar o que é isotopia! Obrigada pela atenção.
Qual é a pontuação correcta antes de «no entanto»? Coloco esta questão porque, frequentemente, leio frases em que, antes de «no entanto», os seus autores utilizam a vírgula; pessoalmente, parece-me que o ponto e vírgula é a pontuação mais correcta, mas tenho essa dúvida.
Gostaria de saber como o significado da palavra «bula» evoluiu de «documento papal» para «informações sobre um medicamento».
É legítimo chamar silvestre aos animais no seu habitat natural?
Gostaria de saber como se diz Setúbal em latim. Obrigada.
Formarigo é uma localidade que pertence à freguesia de Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital. É também topónimo de outros lugares. Tenho curiosidade em saber o que significa. Poderão ajudar-me? Muito obrigada.
Por favor, desejava saber qual dos nomes em título pode ser aplicado a um edifício onde vai abrir uma creche, um centro de dia e um centro de noite de uma IPSS: CASA "S.... Julião".
Estava eu linda e cheirosa lendo um fascículo do professor Pasquale sobre uniformidade de tratamento e é aí que meu mundo cai...
Nos exemplos citados no fascículo:
«Todos admiram você/Todos o admiram»
Os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” não se referem a “ele”, “ela”, “eles”, “elas” respectivamente?
Se eu digo a alguém : «Eu amo você» eu poderia dizer «Eu a amo»?
Eu tinha por convicção que o “a” de «Eu a amo» se referia a 3.ª pessoa, ou seja, eu conversando com alguém e falando que «amo fulana» = «Eu a amo».
GEZUIZ!
Ajuda aqui, por favor!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações