Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Cátia Nevado Estudante de Radiologia Torres Vedras, Portugal 5K

Qual é a forma correcta, “metacarpos” ou “metacárpicos”? Exemplo: «sobreposição das bases do 3.º ao 5.º metacarpos» ou «sobreposição das bases do 3.º ao 5.º metacárpicos»?

Afonso Henriques Estudante Lisboa, Portugal 3K

Confesso que sou um grande admirador vosso, pelo trabalho tão proveitoso que iniciastes e tendes mantido. Com efeito, sempre que a oportunidade surge, tenho-o recomendado vivamente. Agora colocarei a dúvida que me trouxe, uma vez mais, até vós: Tenho encontrado amiúde o emprego do vocábulo “réprobo”, pelo que solicito o favor de me esclarecerem sobre o(s) seu(s) significado(s). Muito obrigado.

Cármen Rebelo Estudante Almada, Portugal 6K

Gostava que me pudessem explicar o que é isotopia! Obrigada pela atenção.

Laura Narciso Professora Portugal 29K

Qual é a pontuação correcta antes de «no entanto»? Coloco esta questão porque, frequentemente, leio frases em que, antes de «no entanto», os seus autores utilizam a vírgula; pessoalmente, parece-me que o ponto e vírgula é a pontuação mais correcta, mas tenho essa dúvida.

César Pereira Portugal 5K

Gostaria de saber como o significado da palavra «bula» evoluiu de «documento papal» para «informações sobre um medicamento».

Manuel Oliveira Portugal 6K

É legítimo chamar silvestre aos animais no seu habitat natural?

Laura Cardador Assistente de exploração Portugal 10K

Gostaria de saber como se diz Setúbal em latim. Obrigada.

Alice Gomes Portugal 6K

Formarigo é uma localidade que pertence à freguesia de Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital. É também topónimo de outros lugares. Tenho curiosidade em saber o que significa. Poderão ajudar-me? Muito obrigada.

Ricardo Miranda Portugal 5K

Por favor, desejava saber qual dos nomes em título pode ser aplicado a um edifício onde vai abrir uma creche, um centro de dia e um centro de noite de uma IPSS: CASA "S.... Julião".

Patrícia Jatobá Portugal 8K

Estava eu linda e cheirosa lendo um fascículo do professor Pasquale sobre uniformidade de tratamento e é aí que meu mundo cai...
Nos exemplos citados no fascículo:

«Todos admiram você/Todos o admiram»

Os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” não se referem a “ele”, “ela”, “eles”, “elas” respectivamente?

Se eu digo a alguém : «Eu amo você» eu poderia dizer «Eu a amo»?
Eu tinha por convicção que o “a” de «Eu a amo» se referia a 3.ª pessoa, ou seja, eu conversando com alguém e falando que «amo fulana» = «Eu a amo».
GEZUIZ!
Ajuda aqui, por favor!