Agradeço que me informem da origem e do significado da expressão «levado da breca».
Gostaria de saber qual a diferença entre reis e réis com acento. De facto, já vi o plural de rei grafado com e sem acento e não sei qual a diferença, se é que ambas as palavras existem.
Aguardo a vossa resposta.
Obrigada pela atenção.
Desejava confirmar o significado da palavra engrunhado e do respectivo verbo. Julgo que significa «amarrotar» e que é um regionalismo de Trás-os-Montes.
Obrigado.
É correcto dizer: «Os jovens somos...»?
Não é necessário explicitarmos: «Nós, os jovens, somos...»?
No vosso site, encontrei uma resposta que afirma que ambas as hipóteses são aceitáveis.
Obrigado.
Gostaria de esclarecer se definitivamente é ou não um advérbio de modo. No outro dia foi-me referido que não: «nem tudo o que acaba em -mente é advérbio de modo». Sim, concordei. Demente não é!
Na oração: «A corrupção custa caro ao país», qual a função sintática de «ao país»?
Li alguns livros e alguns artigos que levam a palavra amonetário como termo de não existir moeda, dinheiro. Mas procurei o significado em dicionários e com um professor, e ele me disse que essa palavra não existe!
Fiquei espantada com isso... queria saber o porque... o que quer dizer amonetário e como posso usar essa palavra mesmo não existindo.
Por favor me ajude... estou ansiosa pela resposta. Obrigada, desde já!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações