«De tempos a tempos»
Tenho um livro em fase de revisão final, tendo o revisor emendado a frase «José só vai a Lisboa de tempos a tempos» para: «... de tempos em tempos». Gerou-se alguma controvérsia, havendo ainda quem sustente que ambas as formas estão correctas.
A palavra antitípico
A palavra antitípico, que consta no Vocabulário da Academia Brasileira de Letras, tem exactamente que significado?
Muito reconhecida.
Paráfrase com oração reduzida
A frase «O caminho de cada um se faz ao caminhar» pode ser substituída por uma oração reduzida, sem alterar o sentido, por «desde que se caminhe» e «quando se caminha»?
Os naturais de Águas de Moura (Portugal)
Como se chamam as pessoas naturais de Águas de Moura (distrito de Setúbal)?
A diferença entre os nomes Vicêncio e Vicente
Em italiano, o nome Vincenzo deriva do latim Vincentius, gostaria de saber qual a diferença entre o nome Vicêncio e Vicente, visto terem a mesma etimologia.
Obrigada.
A origem da palavra logaritmo
Já encontrei livros dizendo que a palavra logaritmo foi criada por John Napier, unindo duas palavras gregas. Também já li que a palavra é de origem árabe, oriunda do nome do matemático Al-Kwarizmi. Gostaria de um comentário a respeito.
«O governo extrapolou...»
Gostaria de saber se está correcta a seguinte frase: «O governo extrapolou quando deu ordens para...»
Os meus agradecimentos antecipados.
O aumentativo da palavra animal
Qual é o aumentativo da palavra animal?
O significado de seja em questões de matemática
Gostaria de saber qual o significado de seja em questões de matemática como a citada a seguir: «Seja f a função definida por f(x) = (x - 2). Então f é igual...»
Se, nesse contexto, seja significar é, então não alteraria a pontuação. No entanto, se tiver o significado de «sendo» («sendo f a função...»), eu utilizaria uma vírgula antes de então.
Aguardo uma resposta. Grata.
O deve e o haver
Quando se juntam as palavras calmamente e ordeiramente, faz-se o trânsito do sufixo -mente apenas para a segunda palavra, dizendo «calma e ordeiramente». É correcto fazer o mesmo em verbos? Estou a ver na televisão neste momento, relativo às dívidas do Estado português, escrito «deve e haver». O correcto não deveria ser «dever e haver»? A letra r não é propriamente um sufixo, faz parte da palavra, não me parece que possa haver trânsito.
Muito obrigado pela atenção.
