A minha dúvida é se existe em português a palavra «pervivência». Ela existe em castelhano e receio que seja daí que tenha tomado contacto com ela. A palavra não consta do dicionário da Porto Editora nem no site da Priberam, pelo que fica a pergunta.
Desde já os meus agradecimentos.
A par do significado da palavra coletânea (conjunto de trechos seletos de diferentes obras), pode-se empregá-la num sentido mais extenso, como em «Pretendo publicar uma coletânea de contos de meus alunos»?
Muito obrigada.
Gostava de saber se é «Sociedade da Informação» ou «de Informação»?
Muito obrigada.
É correcto dizer «compressor criogénico» ou «bomba criogénica»?
Também se pode falar em «técnicas de criogenia» quando se trata de técnicas para trabalhar a baixas temperaturas?
Antecipadamente grato pela vossa atenção.
Qual a origem etimológica da palavra varanda?
Na sequência de não encontrar no dicionário a palavra iluminância, apesar de esta ser abundantemente utilizada em termos técnicos, gostaria de saber se a mesma efectivamente existe.
Qual a etimologia da palavra pronome?
Usa-se Ex.mo apenas para autoridades, ou posso usar este pronome de tratamento para demonstrar respeito à pessoa a quem faço referência?
Como se designam os habitantes de Avões [freguesia portuguesa do concelho de Lamego]?
De acordo com o que li, e desde já muito obrigado por todas as dúvidas esclarecidas, apenas uma das frases está correcta: «Não precisava de o ter matado»/«Não precisava do ter matado», ou «Não precisava de o matar»/«Não precisava do matar». Se vos fosse possível indicar-me qual a forma correcta em ambos os casos e fornecerem-me uma breve justificação, ficaria muito grato. Obrigado por tudo e desculpem, mas confesso que as contracções das preposições com pronomes demonstrativos me deixam ligeiramente... baralhado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações