Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
António Marques Economista Lisboa, Portugal 20K

Quando os cargos de tesoureiro e de secretário nos órgãos sociais de uma associação são preenchidos por pessoas do sexo feminino, devem:

1. manter a mesma designação, de género masculino (o tesoureiro é a Maria)?

2. manter a mesma designação mas precedida de pronome feminino (a tesoureiro é a Maria)?

3. mudar totalmente para o género feminino (a tesoureira é a Maria)? Neste caso, confundir-se-ia facilmente a secretária (membro do órgão social) com a secretária (profissional ao serviço da associação que trata do expediente, minuta actas, etc.).

Agradeço o esclarecimento.

Sílvia André Professora Lisboa, Portugal 8K

«Está frio.» A meu ver, o sujeito de «está» é sujeito nulo expletivo. Estarei certa? Neste caso, qual é a função de «frio»? Poderá ser predicativo do sujeito? Agradecia que me respondesse segundo a versão da antiga terminologia gramatical e também segundo a TLEBS. Obrigada.

António Gama Aposentado Lisboa, Portugal 2K

Qual a diferença de conteúdo, se é que existe, que decorre das seguintes formulações?:

1: A Câmara Municipal pagará os arranjos exteriores do lote de terreno;

2: A Câmara Municipal pagará os arranjos exteriores ao lote de terreno.

Alcelina de Barros Pereira Curitiba, Brasil 5K

Num poema lê-se: «Te anelo, te necessito. Te amo, mais que ao meu ser», no sentido de «amar o (ao) outro mais do que a mim mesmo». A dúvida é: «mais que ao meu ser» ou «mais que o meu ser»? Qual a explicação gramatical? Obrigada.

Saulo Nascimento Estudante Aracaju, Brasil 4K

Em uma aula de Língua Portuguesa na universidade em que eu estudo, surgiu a seguinte dúvida nessa frase: «Toda mulher "é levada" a avaliar como possível objeto erótico cada homem que encontra.»

Alguns da turma consideraram o termo «levada» como predicativo de «toda mulher», argumentando que tal termo seria algo inerente a toda mulher, qualificando o sujeito, então. Nesse caso, «a avaliar...» seria adjunto. Outra parte da turma classificou «é levada» como uma locução verbal objetiva indireta (quem é levado... é levado a alguma coisa/lugar), sendo «a avaliar...» seu objeto indireto. Como você analisaria essa oração?

Obrigado e abraço!

Célia Neves Investigadora Aveiro, Portugal 20K

Qual a diferença entre antrópico e antropogénico?

Consideram-se fontes de poluição antrópicas, ou antropogénicas?

Grata pela atenção.

Maria Leme Psicóloga Lisboa, Portugal 3K

Bouquet pode ser usado na língua portuguesa?

Manuela Cunha Professora Porto, Portugal 7K

Um aluno russo perguntou-me por que razão se lê o c em secção e não se lê em acto. Há alguma regra que reja estes casos?

Grata pela vossa resposta.

Carina Lopes Estudante Lisboa, Portugal 6K

Na frase «ela trabalhava há muito tempo naquela fábrica», gostava que me explicassem se é possível considerar, de alguma maneira, esta frase enquanto frase complexa. Porque no meu entender, embora haja dois verbos conjugados, o verbo haver pertence a um complemento circunstancial de tempo, não havendo qualquer processo de coordenação ou subordinação, podendo, portanto, apenas ser uma frase simples.

Obrigada.

Anthony Pimentel Estudante Braga, Portugal 7K

Gostaria de saber qual é a pronúncia mais correcta para a palavra , sem ter em conta as diferentes regiões do país, mas, sim, o fonema em si. Tendo esta palavra monossilábica um til, deve-se recorrer a uma fonética nasal ("ran"), ou deve se pronunciar com a aberto ("rá")? Isto ajudaria a tirar as minhas dúvidas quanto a como pronunciar manhã, irmã, satã, etc. Qual é a forma mais correcta de pronunciar essa palavra em "bom português"?

Obrigado.