Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Helena Matias Assistente de bordo Lisboa, Portugal 24K

Uma amiga diz-me que a expressão «chorar convulsivamente» está incorrecta: e que se deve dizer «chorar compulsivamente».

Eu considero ambas correctas mas com sentidos diferentes: a primeira significa um choro muito agitado, e a segunda, um choro incontrolável e sem explicação.

Qual a vossa opinião?

Obrigada.

Luís A. Afonso Investigador (reformado) Lisboa, Portugal 14K

Num recente programa do Biography (acerca da carreira profissional da juíza O´Connor) tivemos ensejo de nos depararmos com a expressão «exéquias fúnebres» (do presidente R. Reagan).

Pergunto: não será o mesmo que «subir para cima», «avançar para a frente», «recuar para trás», e assim por diante?

Não cuidou o locutor em que o uso pleonástico apenas se admite como recurso literário de ênfase (e em condições bastante condicionadas)?

Não acredito pelo que tenho vindo a apreciar: o fulano saiu completamente analfabeto na medida em que, desta vez, manifesta ser-lhe completamente desconhecido o significado de exéquias (cerimónia religiosa fúnebre).

Dalila Custódio Professora Praia da Vitória, Portugal 3K

Na frase: «Esforçou-se tanto, que em breve se tornou capitão de um navio», a primeira oração é subordinante, e a segunda, subordinada, deve ser considerada consecutiva, dado o «tornar-se capitão de um navio» ser uma consequência do esforço empregado, ou temporal, uma vez que possui a expressão «em breve»? Ou ambas?

Antecipadamente agradeço a ajuda que me puderem prestar nesta matéria.

Thiago Rissotto Estudante Goiânia, Brasil 6K

Qual o superlativo absoluto sintético das palavras esquisito e apavorante?

Dagoberto Soares dos Santos Representante com. Alvorada, Brasil 7K

Eu sei que a palavra igualzito não existe. Porém, estou com uma dúvida: recentemente minha esposa deu à luz uma menina, que por sua vez saiu parecida comigo. Então resolvi colocar no meu carro um adesivo com a frase «Saiu igualzito ao pai». Foi o que bastou para gerar a maior polêmica na família, pois eles acham que o português aí aplicado está errado, que deveria ser «igualzita». Eu acho que, como a palavra é derivada de igual, ela por sua vez carrega as características da mesma; como igual não tem gênero, e o que diferencia o masc. do fem. é a próxima palavra: «ao» ou «à», no caso de feminino, então acredito que minha frase está correta, lembrando que eu sei que a palavra igualzito não existe. Aguardo uma resposta, e desde já agradeço.

António Carvalho Administrativo Porto, Portugal 4K

Como se deve pronunciar as siglas: LCD (liquid cristal display), LSD (droga) e GNR (polícia)? Será que as duas primeiras podem ter a mesma fonética? E a terceira pode soar "guê ene erre"?

Obrigado.

Pedro Santos Professor Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber como devo traduzir a seguinte expressão: «Portugal´s adamant opposition

Será que posso criar o neologismo "adamântico"? Ficaria qualquer coisa como "oposição adamântica"?

Obrigado pela vossa ajuda.

Eclivaneide Caldas de Abreu Carolino Professora Cajazeiras – Paraíba, Brasil 5K

Ao preencher um formulário do INEP foi solicitado 03 descritores de competência que tivessem relação com a minha profissão. Digitei várias opções, mas o sistema não gravou. O que realmente são «descritores de competência»?

Grata.

António Carvalho Emp. comercial Viseu, Portugal 2K

Qual o significado da palavra "vercial"?

É uma palavra da língua portuguesa?

Obrigado!

Marta Coelho Redactora Lisboa, Portugal 3K

Gostava de saber se é correcto utilizar a expressão "guadiano" para designar o natural do Guadiana.