Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Yayoi Maruyama Estudante Nagano-Ken, Japão 13K

Qual é a escrita certa, "lasanha" ou "lazanha"? Quando eu estava na quarta série, no ditado saiu essa palavra, e a professora falou que o certo era com z, mas fiquei na dúvida porque meus pais trabalhavam com massas e sempre escreviam com s...

Margarita Linares Tradutora Havana, Cuba 7K

Tenho visto, várias vezes, em jornais angolanos e outros materiais daquele país o termo tournée, referido a viagem/deslocação de uma personalidade política a um determinado país. Achava que esse termo apenas era utilizado em certos sectores culturais. Agradecia que me esclarecessem esta dúvida.

Rosângela Amorim Professora Salvador, Brasil 5K

Qual é o étimo e o sentido da palavra cabatã?

Maria Glediana Leite de Lima Escrevente autorizada Ererê – CE, Brasil 7K

Por gentileza, o significado de forma clara da palavra isquemia.

Obrigada.

Andreia Alverca Estudante Alverca, Portugal 99K

Como se elabora um comentário de uma frase, poema ou texto?

Pedro Ribeiro Estudante São Paulo, Brasil 11K

É correto dizer: «Falta-te juízo!»? Em outras palavras, é possível usar pronome oblíquo de segunda pessoa quando o verbo pedir um objeto indireto? Seria melhor dizer: «Falta juízo a ti»?
Sei que o mais correto seria dizer: «Falta-lhe juízo». Porém, quero manter a conjugação na segunda pessoa, como é possível?

Grato.

Ana Paula Salgado Professora Santos, Brasil 13K

O substantivo pijama está classificado como masculino e feminino no dicionário Michaelis. Gostaria de entender o porquê desta classificação.

Diana Gomes Editora Lisboa, Portugal 19K

Este meu comentário é mais uma indignação.

Comprei na Feira do Livro o Prontuário Ortográfico (48.ª ed.), que considero a Bíblia do bem escrever, e descubro que o mesmo «permite» que se diga intoxicar com o «x» lido como |ch|!

Mas em tóxico indica o «x» como |ks| e em oxigénio, obviamente, |ks|.

Estou francamente indignada! Ou será porque o número de jornalistas de rádio e TV e de falantes ignorantes já é maior do que os que respeitam o dizer correcto e o «erro» foi consagrado?

E foi revisto (ver frontispício) por Professoras Doutoras e Mestres!

Céus! Isto significa que podemos dizer «prontos», «hádem» e «fizestes», entre outros, já que há tanta gente a dizer estas palavras mal?

Leonel Mayer Servidor público Santo Ângelo, Brasil 36K

Qual a grafia correta: "contas-corrente", ou "contas-correntes". Porquê?

Obrigado.

Marcelo Matteussi Estagiário/estudante de Direito Blumenau, Brasil 94K

Parabéns pelo site e pela ótima iniciativa.

Gostaria de fazer pergunta a respeito da crase. Estava lendo a última edição da revista Veja e, na sinopse de uma de suas reportagens, o jornalista assim escreveu: «Contratos de locação obtidos por Veja mostram que o lobista Gontijo era devedor solidário de tudo o que o senador Renan diz que pagava a Mônica.» Ao ler essa passagem me saltou aos olhos a ausência da crase na locução «a Mônica». Gostaria de entender a razão da não utilização do acento nessa hipótese, pois me parece clara a junção da preposição com o artigo.

Muito obrigado.