Aprendizagem e aprendizado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Aprendizagem e aprendizado

Gostaria de saber qual a diferença entre os vocábulos aprendizagem e aprendizado, bem como se as duas formas estão correctas, ou quando é que se deve usar um e outro. A aprendizagem é o «processo de...», mas no Brasil dizem aprendizado, não é? Mas poder-se-á utilizar noutra situação?

Agradeço a vossa explicação.

Alzira Simões Formadora Luanda, Angola 62K

As duas formas estão correctas e estão registadas em dicionários gerais de língua, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa.

O substantivo masculino aprendizado indica o acto, processo ou efeito de aprender. Pode utilizar-se para referir a duração desse processo, e neste sentido é o mesmo que aprendizagem; por exemplo, o aprendizado da língua materna. Pode referir-se a uma experiência inicial do que se aprendeu, uma acção de adquirir conhecimentos e a prática sobre uma arte ou um ofício, uma técnica e o tempo que dura essa iniciação ou aprendizagem.

O termo aprendizado é também um regionalismo do Brasil e significa «ensino profissionalizante», por exemplo: «O Luís tornou-se electricista no aprendizado técnico.» Em português do Brasil pode ainda indicar um estabelecimento de ensino profissional.

O termo aprendizagem pode significar a acção de adquirir os conhecimentos e a prática necessários para exercer uma certa actividade, exercício ou prática inicial de uma actividade, durante a qual se adquire a experiência profissional indispensável; por exemplo: «Ele tirou o curso, agora só precisa de aprendizagem prática.» Pode ainda significar o tempo que dura essa preparação ou iniciação; por exemplo: «Uma aprendizagem de três meses é suficiente.»

Carla Viana
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica