Ventiloconvectores
Sou colaborador de uma empresa que comercializa sistemas de dissipação térmica similares a radiadores denominados "ventilo convectores". Agora não sei qual a forma mais correcta: "ventiloconvectores", "ventilo-convectores", ou "ventilo convectores"? Obrigado pela atenção.
Voz média com repetir-se (omissão do pronome)
Hoje em dia é muito frequente ouvir-se os verbos repetir-se, inaugurar-se e outros conjugados como se não fossem reflexos, como nas frases «o concerto repete amanhã» ou «a exposição inaugura logo à noite». É correcta esta utilização dos verbos?
A tradução do nome de instituições estrangeiras
Gostava de saber se se deve traduzir os nomes de instituições estrangeiras (ex.: Ecole Normale Supérieure, Académie des Sciences etc.), e se sim, quais são as regras para estas traduções.
Letras e fonemas das palavras Alhambra e fénix
Quantas letras e fonemas há nas palavras Alhambra e fênix? Foi-me dito que em Alhambra há 8 letras e 7 fonemas, e em fênix, 5 letras e 5 fonemas... Ajudem-me, por favor. Obrigado!
A pronúncia do topónimo Abreiro
No concelho de Vila Flor existe uma aldeia que se chama Abreiro (terra natal do antigo ministro de Salazar dr. Trigo de Negreiros). Os seus habitantes e vizinhos pronunciam-na como palavra grave que é, mas com o a inicial aberto. Se eu não conhecesse a pronúncia de tal palavra, como a identificaria na escrita?
Soneto com vocabulário estranho
Já vi o soneto abaixo transcrito em vários sítios da Internet. Pode ser que seja um logro, mas eu não entendo uma única palavra do que nele se fala. Será possível o Ciberdúvidas ajudar-me quanto ao seu sentido, ou esclarecer se é tudo inventado, ou se poderemos chegar às palavras etimologicamente porque a maioria não encontro nos dicionários? Obrigado.
«A UMA DEUSA:
Tu és o quelso do pental ganíriosaltando as rimpas do fermim calériocarpindo as taipas do furor salírionos rúbios calos do pijom sidério
és o bartólio do bocal empírioque ruge e passa no festim sitérioem ticoteios de partano estíriorompendo as gâmbias do hortomogenério
teus lindos olhos que têm barlacantessão camençúrias que carquejam lantesnas duras pélias do pegal balônio
são carmentórios de um carce metáliode lúrias peles em que pulsa obálioem vertimbáceas do pental perônio.»
Luís Lisboa, poeta maranhense.
O advérbio talvez e o modo conjuntivo
«Ela fez menção de levantar-se, ir embora, porém meu olhar acolhedor ou talvez o medo do ridículo a retiveram.»
Sabe-se que o termo talvez, quando anteposto ao verbo, obriga ao modo subjuntivo. A frase acima envolve, entretanto, alguma particularidade, pois o advérbio se refere apenas a um dos núcleos do sujeito composto. Mesmo assim, deveria ser «retivessem», supondo a conjunção com caráter aditivo?
Obrigado.
Folheto promocional
Tenho verificado, de há uns anos para cá, que qualquer desdobrável ou folheto promocional é sistematicamente designado por panfleto. Verifico também que esse hábito está sobretudo implantado nas camadas mais jovens, abrangendo também jornalistas. Ora, sempre aprendi que um panfleto é um tipo especial de folheto. Como diz Augusto Moreno, no Dicionário Complementar da Língua Portuguesa, um panfleto é um «opúsculo ou folheto, em geral político, acerbo na crítica».
A origem da palavra sangue
Gostaria de saber qual é a origem da palavra sangue.
E também como faço para adquirir o dicionário da origem das palavras do autor José Pedro Machado (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa).
Cerra-livros
Qual a grafia correcta: "cerra livros", ou "serra livros"?
