Língua artificial - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Língua artificial

Vou ter nesta semana um exame sobre linguística e gostaria de esclarecer uma dúvida: em que consiste a língua artificial? E quais os motivos para a sua criação?

Se me puderem ajudar a esclarecer a dúvida, agradeço.

Sónia Correia Trabalhadora-estudante Portugal 5K

Segundo o Dicionário de Termos Linguísticos, o conceito de língua artificial opõe-se ao de língua natural. Enquanto a língua natural é o sistema de comunicação verbal que se desenvolve espontaneamente no interior de uma comunidade (ex.: português, inglês, etc.), uma língua artificial é uma linguagem que corresponde a um constructo teórico que é utilizada em vários domínios científicos e tecnológicos.

Nesta perspectiva, opõe-se a língua natural. A língua artificial é um idioma construído e definido por um pequeno grupo de pessoas, ao invés de ter evoluído como parte da cultura de algum povo. Geralmente, as línguas artificiais têm algum objectivo. Há muitas construídas para comunicação humana; outras, como experiências lógicas, e mesmo algumas construídas apenas por prazer, constituindo assim uma língua artística.

Carla Viana