Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Lucínia Lisboa Professora Lisboa, Portugal 5K
Existe a palavra "empertigação"?
Luísa Ferreira Tradutora Almada, Portugal 2K

Qual é a designação correcta em português para a palavra Mahdi? Deve manter-se, ou usar-se a expressão Madi? Obrigada.

Cristina Marques Agrónoma Castelo Branco, Portugal 5K

É correcto dizer «Pedro não o acreditou»? Não deve ser «Pedro não acreditou nele»?

Cleverson Ribeiro dos Santos Bombeiro Paranavaí -PR, Brasil 29K

Nas matérias de ortografia onde se estuda as derivações do uso das letras s e z, encontramos que os sufixos -zinho ou -zito deverão ser usados (quando usados) para se formarem diminutivos derivados de palavras que não contenham a letra s no final, e -s(z)inho ou -s(z)ito para palavras que contenham a letra s no final. Gostaria de saber, já que não encontrei literatura que fale sobre tal detalhe, se a mesma regra se aplica aos aumentativos -zão e -s(z)ão.

Aproveito para dizer que este sítio é muito interessante e instrutivo para quem estuda e quer saber mais sobre a nossa língua. Parabéns!

Armando Simões Auditor informático Braga, Portugal 7K

Qual a etimologia da palavra darandina?

Fico grato a quem esclarecer.

João Santa Rita Jurista Lisboa, Portugal 15K

É frequente ouvir-se dizer que a pronúncia de Coimbra é a mais correcta — ou a pronúncia-padrão. Por outro lado, em algumas respostas do Ciberdúvidas fala-se na pronúncia de Lisboa ou na pronúncia de Coimbra. A questão que coloco é a seguinte: há uma pronúncia de Coimbra? E qual é? É a dos académicos ou a dos camponeses que vivem na região de Coimbra? Ou a dos empregados de escritório? E a das pessoas nascidas no Porto que vivem em Coimbra, é de Coimbra ou do Porto? Onde está o estudo estatístico que demonstra que em Coimbra se diz, na maioria das vezes, a palavra X da maneira Y? Ou será tudo intuição?

Penso que a referência a uma pronúncia de Coimbra, e à sua correcção, não passa de um mito, com origens no facto de em Coimbra estar a universidade — de onde vêm os bem-falantes e até a norma. Quem fez o estudo estatístico que conclui que a maioria dos residentes em Coimbra diz determinadas palavras de uma certa maneira? E quem fez o mesmo estudo para as restantes regiões de Portugal, de forma a que se possa fazer o contraponto? E quantas palavras ou ditongos se dizem de maneira diferente? E por que razão essa maneira diferente é a correcta ou a incorrecta?

Penso que ainda que se tenha como padrão a forma de dizer constante dos dicionários de referência, não há nenhum estudo feito com amostras da população de Coimbra e das populações das restantes regiões de Portugal que demonstre que a maior percentagem de palavras correctas é dita pela população da região de Coimbra.

Não existindo tal estudo — pedia que me dissessem se existe —, a afirmação de que o português de Coimbra é o mais correcto não passa de uma tolice infelizmente muito repetida.

João Antunes Estudante Almada, Portugal 5K

Neste nosso Portugal existem vários exemplos de dúvidas entre várias utilizações de termos... a começar pelos nomes! Por exemplo, do concelho de Arganil, distrito de Coimbra, fazem parte as freguesias de Anceriz e Vila Cova de Alva. Porém, estas são tratadas não raras vezes por "Anseriz" ou "Vila Cova do Alva". Nesse sentido, quais serão as étimos correctos a adoptar?

Juliana Pirangelo Estudante São Paulo, Brasil 5K

Gostaria de saber como se pronuncia a palavra bacalhau em Portugal.

Rosário Dias Diogo Revisora/preparadora de texto Lisboa, Portugal 7K

Gostaria que me ajudassem a perceber como se deve grafar a palavra (ou palavras) "marca de água" (como sinónimo de filigrana). Será "marca de água", "marca-de-água", ou "marca-d´água"? Alguns dicionários registam-na sem hífen, mas eu pergunto-me se esta não será uma palavra composta (substantivo + preposição + substantivo). Obrigada.

Maria Vieira Professora V. N. Gaia, Portugal 5K

O predicativo do complemento directo é obrigatoriamente um nome ou expressão equivalente? Pode ser também constituído por um adjectivo?

Exemplo: na frase «Tágides, dai-me uma inspiração grandiosa», qual a função sintáctica de «grandiosa»? Considera-se atributo, ou predicativo do complemento directo?