Oração na voz activa e oração na voz passiva sintética
A minha pergunta é: quando se transforma uma oração que está na voz ativa (quando esta apresenta tempo composto) em oração na voz passiva sintética, a forma verbal transforma-se no tempo simples equivalente (ex.: «tinha planejado» = «planejara»), ou a forma verbal resume-se ao verbo principal no pretérito perfeito do indicativo?
Exemplos:
(1) Eu tinha planejado uma bela festa (voz ativa).Planejou-se uma bela festa? Ou planejara-se uma bela festa?
(2) Alguns professores têm sido procurados na escola (voz passiva analítica).Têm-se procurado alguns professores? Ou procuram-se alguns professores.
Obrigado pela atenção.
Superlativo, advérbios em -mente e «coisíssima nenhuma»
Preciso de saber se existe alguma regra para criar o superlativo do advérbio através de -issimamente. É possível usar tal forma sempre, ou há um limite (além dos superlativos irregulares, como optimamente, pessimamente, etc.)? Usa-se muito na língua falada?
Também queria perguntar se a palavra coisíssima, usada, por exemplo, na frase «Eu não quero coisíssima nenhuma», é correcta ou se é usada só na língua vulgar.
Àqueles = a + aqueles
Segundo a regra, não se usa crase antes de palavra masculina! Então porque na frase «Diga àqueles candidatos que logo os atenderei», o a de aqueles é craseado? Quando estou diante do caso de crase em pronomes demonstrativos devo esquecer a regra acima? Como devo proceder?
Obrigado.
Sobre a palavra escoar
Quero saber em que contexto se pode utilizar a palavra escoar. Poderei referir-me a «doentes escoados da consulta», referindo-me àqueles que foram encaminhados para outros sítios ou que faleceram?
Obrigada!
A função sintáctica de «De um povo heróico» (hino do Brasil)
«De um povo heróico», do Hino Nacional do Brasil, é complemento verbal, ou nominal?
«Americanos dos Apalaches»
Poder-se-á dizer «americanos dos Apalaches»?
A semântica do adjectivo verbal
Gostaria que me esclarecessem se se pode dizer «alunos não verbais e verbais».
Endémico
Em relação à expressão «ser endémica à raça», tenho algumas dúvidas se o português está correcto.
Endofórico e exofórico
Gostaria de saber se está correcta a utilização de «Uso do Pronome Endofórico e Exofórico». Procurei entradas na Internet e realmente as designações de endofórico e exofórico são quase inexistentes.
Agradeço, desde já, toda a atenção dispensada.
Aumentativo e diminutivo de lâmpada
Por acaso existe diminutivo e aumentativo de lâmpada?
