Bibliografia sobre a origem das expressões idiomáticas
Seria possível arranjarem-me bibliografia sobre a origem das expressões idiomáticas? Gostava de saber de livros nos quais eu pudesse encontrar a origem de algumas expressões idiomáticas para o meu trabalho de investigação.
Obrigado.
Expressões populares
Queria saber o que são expressões populares e o significado das expressões que se seguem: «moita carrasco»; «veio à baila»; «cai em saco roto»; «ficou tudo em águas de bacalhau»; «mãos à obra»; «é tudo um mar de rosas»; «ele está saindo do armário»; «tirar coelhos da cartola»; «com os olhos em bico».
«Levado da breca»
Qual é a origem da expressão «levado da breca»?
Humedecer e humidificar
Qual das duas formas está correcta, humedecer, ou humidicar? Ou são usadas em alturas diferentes?
«Eu vo-lo teria dito»
«Na casa de meu pai há muitas moradas, se não fosse assim, eu vo-lo teria dito.»
Gostaria de receber explicação sobre o «vo-lo». «Vo» é pronome? Não é um verbo que se une ao pronome lo pelo hífen?
Obrigada.
O provérbio «Mais vale um pássaro...»
Que significa o provérbio «Mais vale um pássaro na mão que dois voando»?
A origem dos sobrenomes Gonçalves e Mello
Gostaria de saber a origem dos sobrenomes Gonçalves e Mello.Obrigado!
Franqueado
Em tempos, neste fórum, foi-me sugerida a palavra franquiado em lugar de franchisado, e concordo inteiramente com a sugestão então dada. A confusão instalou-se posteriormente, ao reparar que no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa apenas figura a palavra franqueado. Deve utilizar-se franquiado, ou franqueado? O meu obrigado desde já.
A colocação dos pronomes e as regras
Segundo uma resposta datada de 1-09-1997 sobre colocação de pronome na frase, afirma-se que: «a colocação dos pronomes quase não tem regras.» Também se diz no sítio que a colocação dos pronomes depende muito de aspectos como a ênfase e o ritmo. Porém, tenho aprendido que existem algumas expressões ou palavras que obrigam os pronomes a ser colocados na posição proclítica como o advérbio não.
Muito bem. As minhas observações são as seguintes: em frases como «cuidado em não o empregar», «cuidado em não empregá-lo» (segundo o colaborador as duas estão correctas), mesmo devido à presença dos elementos proclisadores, devemos ainda levar em consideração a rítmica e a ênfase? Porque existem então as regras? Será que a rítmica e a ênfase também fazem parte das regras de colocação dos pronomes ou simplesmente estão incluídas naquilo que se diz — «é preciso também sentir a língua e não só entendê-la»? «Não só entendê-la» ou «não só a entender»?
Desculpas pela "longa-metragem" e agradecia que me respondessem à preocupação.
Frase vs. oração
[Acedi a um sítio e] deparei com a seguinte pergunta de múltipla escolha: «Diga quantas orações se encontram neste parágrafo: "Atenção! Silêncio! Gritava a professora, enervada, quando o director entrou."» Duas, três ou quatro?
Segundo o que está assinalado, há aí quatro orações. Ora, no meu tempo, as orações eram contadas de acordo com o número de verbos existentes, pelo que apenas consigo encontrar duas, apesar de poder estar elidida uma forma verbal antes de "enervada".
Serei eu quem está a ser obtusa?
Antecipadamente grata pela vossa resposta.
