A origem histórica das palavras aluno e professor - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem histórica das palavras aluno e professor

Queria saber a origem histórica das palavras aluno e professor. Obviamente que tais palavras já existiam, mas minha dúvida reside no uso moderno, em perspectiva histórica, haja vista que as duas palavras foram utilizadas politicamente para designar funções políticas e hierárquicas dentro da escola.

Gustavo Kelly Estudante de História Rio de Janeiro, Brasil 2K

O substantivo aluno provém do substantivo latino alumnu-, que teve uma evolução dentro da própria língua latina. Este substantivo está relacionado com o verbo alere, que significa «alimentar». Deste modo, alumnu- foi significando «aquele que é alimentado ao peito, criança, discípulo e educando».

Convém lembrar que as famílias poderosas romanas tinham professores permanentes para os seus filhos, nomeadamente escravos gregos letrados.

O substantivo professor provém também da língua latina. Significa «aquele que anuncia, ensina ou cultiva uma arte».

Assim, professor é aquele que informa ou ministra o ensino, e aluno é o jovem que é ensinado, frequentemente desde pequeno.

A. Tavares Louro