Gostaria de saber a origem dos sobrenomes Jesus e Leite.
Grata.
No intuito de potenciar o mérito de um cidadão que deu provas de elevada competência num ramo de actividade, será correcto escrever-se «F. vencedor nato»?
Se o autor quer dizer que F. nasceu vencedor (creio que é este o seu propósito), não será a forma correcta «F. vencedor inato»?
Muito obrigado.
Gostaria de saber se a expressão "co-coordenação" é de utilização correcta.
Na oração «O dia amanheceu muito bonito», o termo «muito bonito» é adjunto adverbial de modo, ou predicativo do sujeito?
Como se escreve: "bijutaria", ou "bijuteria"?
Qual o significado da palavra decupar?
Eu gostaria de saber qual a palavra primitiva de carpinteiro. Eiro é o sufixo que se junta a...?
Obrigada pela atenção.
Gostaria saber de que se trata filologia clássica.
Obrigado.
Consultei já os devidos esclarecimentos acerca da dupla grafia do vocábulo ide[é]ia. Contudo, continuo sem perceber porque é que no Brasil se acentua o e. É pelo facto de a pronúncia brasileira abrir o ditongo ei?
Ainda, a palavra ide[é]ia é bi- ou trissilábica? Como se classifica em termos de acentuação da sílaba tónica?
Por fim, em Portugal não me lembro de aprender na escola os termos proparoxítona, paroxítona e oxítona, mas os sinónimos esdrúxula, grave e aguda são-me completamente familiares. É normal, em Portugal, utilizar-se a nomenclatura que referi por último?
Qual a origem da expressão «deixar correr o marfim»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações