Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
João Pires Aposentado da função pública Olhão, Portugal 4K

Qual o significado da expressão «hipótese meramente académica»?

José Vasconcelos Estudante Rio de Janeiro, Brasil 9K

Não consigo identificar quando há um advérbio de modo ou um adjetivo em frases do tipo «Ele chegou feliz», «Ele levou triste o garfo à boca», «Ele foi descalço à praia». Ajudem-me a sanar tal dúvida de uma vez por todas.

Obrigado!

Yocelyn Correia Desempregada Santarém, Portugal 9K

Gostaria de saber a definição de «frases entrecortadas».

Diana Paralvas Estudante Barcelos, Portugal 2K

O meu apelido é Paralvas, mas em nenhum local da Internet encontro a sua origem. Gostaria de perguntar se me podem dar informações sobre o meu apelido.

Mafalda Santos Professora Leiria, Portugal 4K

Qual a designação mais correcta, em português, para um vector que tem 4 componentes (ou seja, um vector num espaço de 4 dimensões): "quadrivector", "tetravector", ou há alguma outra palavra? O uso de 4-vectores é usual em algumas aplicações da matemática à física, como por exemplo na teoria da relatividade, onde se trabalha no espaço-tempo, que tem quatro dimensões.

Maria Ramos Oliveira Técnica de comunicação Faro, Portugal 6K

Qual é a origem da palavra ribaldaria? Desde criança que ouço dizer "rebaldaria", com e e não com i. Será correcto empregar ambas as formas?

Rita Carvalho Professora Porto, Portugal 5K

Gostaria de saber se o substantivo comum pesca não poderá ser considerado como um substantivo colectivo, à semelhança de pescaria, como por exemplo na frase «A pesca foi abundante», e querendo o emissor fazer referência ao conjunto de peixes pescados nesse dia pelos pescadores.

Victor Villon Pós-graduando em História Rio de Janeiro, Brasil 11K

Tenho lido que o antigo galego-português fazia uma diferenciação na pronúncia das palavras paço, passo e entre cozer e coser, o que explicaria as diferentes grafias. No português actual restaria somente a diferenciação entre [s] e [z]. Em Trás-os-Montes tal sistema ainda subsistiria. Gostaria de saber, especificamente, como eram esses quatro fonemas, que se perderam na língua-padrão. Haveria a possibilidade de comparação desses sons com alguma outra língua, como se processou a evolução fonética?

Muito obrigado.

Armando Moreno Fsioterapeuta Porto, Portugal 3K

Qual a fonética correcta do nome Filomena?

Obrigado.

José Rafael Gestor Porto, Portugal 3K

Gostaria de saber como se designam as expressões curtas e automáticas usadas frequentemente no atendimento ao público, como "faxavor", "diga", "a seguir", "o próximo", etc.

Obrigado.