A palavra recálculo
A palavra recálculo existe? E faz sentido na frase «A factura já havia sido emitida. Deseja efectuar o recálculo?»
Agradecimentos adiantados.
A pronúncia da palavra confecção
Como se deve pronunciar a palavra confecção? Com c mudo ou facultativo, ou não?
«Sentidos inferidos»
A propósito de análise textual inferencial, diz-se «sentidos inferenciados», ou «inferidos»?
Conceito de «metassemiótica»
O que significa «função metassemiótica»?
Suíça com ç
Por favor, tenho uma dúvida e gostaria muito de entendê-la. Sei que Suíça é escrito com ç, mas gostaria de saber o porque ela é escrita assim, ou seja, baseada em que regra?
Obrigado.
«Cartão chip»
A tradução correcta da frase «chip card accepted» é «cartão chip aceite»? Vi numa tradução aceite pelo cliente a forma «cartão de fatia aceitou», uma frase que por sinal me custa muito aceitar, por não me parecer fazer muito sentido. Estarei errada?
Obrigada.
A classificação morfológica das palavras se e mas
Como se classificam morfologicamente as palavras se e mas?
O processo de formação da palavra marisco
Quanto ao seu processo de formação, como classifico a palavra marisco? É uma palavra derivada, ou composta?
Redundância em «primeira prioridade»
Na tertúlia política de que participo, houve quem achasse correcta a expressão «primeira prioridade», pretendendo-se, com tal, designar uma primeira opção entre várias.
Argumentei que, ou se utilizava apenas prioridade («… é prioridade do governo isto ou aquilo…») ou se substituiria por expressões como: «… é primeira opção…», «é primeira escolha…», etc., porquanto penso que prioridade significa, por si só, «primeiro lugar», sendo absurdo dizer ou escrever «segunda prioridade».
Terei razão?
Antecipadamente grato pela atenção que me dispensarem.
As formas de tratamento, novamente
Gostaria de obter mais informação sobre as fórmulas de tratamento (ex.: uso da terceira pessoa do singular para demonstrar distanciamento, etc.).
Obrigado.
