A propósito da consulta de José Cardoso em 3/1/2008, a professora Sandra Duarte Tavares considera o termo velhinho aposto na frase em epígrafe. Entretanto, a definição de aposto constante no Dicionário Houaiss é a seguinte: «substantivo ou locução substantiva que, colocados ao lado de outro ou de um pronome e sem auxílio de preposição, explicam, precisam ou qualificam o antecedente (São Paulo, a capital econômica do país).»
Não me parece que o termo velhinho no caso em exame seja um substantivo, senão um adjetivo. Não se qualificaria, por isso, como aposto.
Eis, como exemplo, uma frase semelhante: «Sebastião, doente, caminhava com lentidão». Ou seja: «Sebastião, que estava doente, caminhava com lentidão.»
Assim também: «Sebastião, que era velhinho, caminhava com lentidão.»
Gostaria de um reexame desta questão, o qual desde já agradeço.
Hoje na aula de Português tive umas dúvidas sobre os nomes concretos e abstractos. Gostaria de saber se ar, vento, réveillon, sol, e olho são nomes abstractos.
Obrigada.
NOTA: usamos em "Tematic Aperception Test", mais conhecido por TAT.
Grata.
Muito obrigada pela vossa atenção.
Qual das seguintes formas é a correcta: «um livro encadernado a couro», ou «um livro encadernado em couro»?
O que é que se depreende da seguinte frase: «e não diria que qualquer um não te fique indiferente, mas se não fica, devia ficar»? Esta construção frásica leva a crer que se não fica indiferente, deveria ficar, ou que se fica indiferente, não deveria ficar?...
É esta a minha talvez estranha mas sincera dúvida.
Obrigada.
Desde já parabéns a todos os que contribuem para o sucesso deste sítio. Na página 373 do livro História da Arte, de Horst Wolemar Janson, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 6.ª edição, Lisboa, 1998, aparece o termo engenhosidade associado ao seguinte contexto: «Como as explicações deste género requerem muita engenhosidade erudita, somos levados a pensar que o Retábulo de Mérode e outros quadros semelhantes constituem uma espécie de charada para o contemplador actual.» A minha pergunta é se a referida palavra existe no universo da linguagem portuguesa e se neste caso não deveria antes ser substituída pela palavra engenho. Antecipadamente grato pela vossa resposta. Um bom 2008 a todos.
Qual a origem da palavra Amarante?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações