Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rosa Silva Formadora Aveiro, Portugal 6K

Gostaria de saber como se designam as bolsas de plástico para colocar documentos. Frequentemente ouço a palavra "mica". Será que as podemos designar desta forma?

Obrigada pela atenção!

Roseli Mafalda Professora Suzano, Brasil 4K

Qual a pronúncia correta da palavra Praxedes?
Seria "prakcedes", ou "prachedes"?

 

Ana Paula Borges Advogada Valongo, Portugal 6K

Qual é o antónimo de prevenir?

Antecipadamente grata.

Cristina Cardoso Estudante Coimbra, Portugal 8K

Estou a realizar um trabalho com a temática do conto. Estando eu a analisar alguns trabalhos já feitos sobre o tema, deparei-me com a palavra facécia na descrição de géneros de contos, por Câmara Cascudo (1984).

Agradecia que me pudessem esclarecer com brevidade.

Obrigada.

 

Maria Nunes Estudante Lisboa, Portugal 15K

Gostaria de saber o que se entende por ruído num processo de comunicação: se ruído é todos os obstáculos/barreiras à comunicação (a nível do emissor, receptor, mensagem, contexto...), ou se é somente os fenómenos que ocorrem a nível do canal e que dificultam a comunicação. E exemplos de ruído?

 

Daniel Salvador Estudante Cantanhede, Portugal 34K

Ao folhear um livro de Português (12.º) da nova reforma, deparei-me com o seguinte exemplo de uma oração subordinada adverbial condicional: «Se está a chover, vou de carro.»

Nunca antes tinha visto em qualquer gramática orações condicionais em que ambos os verbos estavam no presente do indicativo. A meu ver, uma oração condicional pressupõe uma dúvida/hipótese, pelo que, se o verbo que precede a conjunção se se encontra no presente do indicativo, constatar-se-á um facto ao invés de se colocar uma hipótese. Esta constatação leva a uma relação causa-efeito e não a uma condição. É a minha dúvida legítima?

Paula Fonseca Professora de Língua Portuguesa e de Inglesa Porto, Portugal 10K

Devo, primeiramente, felicitar-vos pela elevada qualidade do vosso trabalho, no que corresponde à língua em análise (a portuguesa).

Gostaria, sendo possível, que me aclarassem no que se refere à seguinte dúvida de foro gramatical, mais especificamente, quanto à função sintáctica de «por favor». Atentemos no exemplo: «Mãe, dê-me o livro, por favor.» Complemento circunstancial de cortesia? De delicadeza? De tratamento deferencial? Sem querer ostentar um comportamento abusivo e, na mesma linha, qual a função sintáctica a atribuir a «na minha opinião»? É de notar o que se segue: «Na minha opinião, deveríamos escrever um cartão.»

Sei que poderá substituir-se por «de acordo com a minha perspectiva» e por «julgo que» ou «presumo que», etc. Trata-se de duas orações no primeiro caso referido?

Seria bastante útil para mim que me ajudassem a esclarecer os meus alunos, na medida em que não sei a resposta e já procurei na gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra.

Agradecida.

Sérgio Guimarães Professor Belém, Brasil 7K

A palavra "aclonar" aparece em orientações sobre lavagem de embalagem de agrotóxico. O que ela significa?

Ricardo Campos Lé Servidor publico Salvador, Brasil 5K

Gostaria de saber qual a relevância da disciplina lingüística na prática pedagógica.

Obrigado.

Ana Gláucia Ferreira Dias Estagiária Recife, Brasil 28K

Gostaria de saber as diferenças entre os fenômenos da deixis, da anáfora, e da catáfora, pois sei que são distintos mas muito mesclam a deixis com os outros dois.