Toda a informação a que já tive acesso sobre as palavras proparoxítonas refere que o acento tónico recai na antepenúltima sílaba e que é marcado graficamente. Assim sendo, tenho dificuldades em classificar a palavra maresia, pois ela apresenta características de uma falsa esdrúxula, no entanto não leva acento gráfico. Pode alguém explicar-me o que realmente acontece com esta palavra?
Obrigada!
Gostaria de saber a tradução da expressão latina «tu talis eris vis qualis haberi» para o português.
Muito obrigada.
O que significa a expressão «laurear o queijo»? A expressão é muito usada por minha mãe e meu pai, que nasceram em Leiria (Amor).
Agradeço antecipadamente a resposta.
Qual é a forma adequada para as expressões «com relação a», «em relação a». Exemplo: «Uma situação importante, para entender bem o assunto, seria a fidelidade do funcionário com relação ao seu chefe» (ou seria melhor «em relação ao seu chefe»?).
Diz-se «é pena que o nosso humor seja demasiado paroquiano», ou «paroquial»?
Será esta a ortografia correcta? "Marcha-atrás"?
A palavra fã pode ser usada no feminino e no masculino, ou tem só um género?
Gostaria de saber se a palavra "sintropia" existe, pois surgiu num programa de televisão, traduzida de uma palavra inglesa que não ouvi.
De qualquer forma, no contexto pareceu-me ter sido usada em sentido figurado.
No poema de Cesário Verde De Verão, o que significa a palavra salmejo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações