DÚVIDAS

O ruído em comunicação

Gostaria de saber o que se entende por ruído num processo de comunicação: se ruído é todos os obstáculos/barreiras à comunicação (a nível do emissor, receptor, mensagem, contexto...), ou se é somente os fenómenos que ocorrem a nível do canal e que dificultam a comunicação. E exemplos de ruído?

 

Resposta

Em comunicação, ruído é «qualquer distúrbio ou perturbação que ocasiona perda de informação na transmissão da mensagem» e, na área das telecomunicações, trata-se de «sinal elétrico não desejado que interfere nas comunicações». Em acústica, quer dizer «som constituído pela superposição aleatória de vibrações de amplitudes e freqüências diversas sem relações harmônicas entre si». Contudo, em sentido figurado, ruído significa «notícia, ger[almente] infundada, que se espalha rapidamente; boato» ou «ato que atrai a atenção do público; grande alarido; escândalo, repercussão, escarcéu».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa