Penso que conheço a resposta à pergunta que vou fazer, mas o erro é tão frequente, que até eu começo a duvidar do que sei... Trata-se do seguinte: lê-se (e ouve-se, mas aqui os fautores da asneira podem invocar má audição do ouvinte...) cada vez com mais frequência frases começadas por «o ano passado», «a semana passada», «o mês passado» seguidos da descrição de uma acção («aconteceu», «verificou-se»...). Ver por exemplo o editorial do Público de dia 9 de Novembro de 2008, em que aparece «o ano lectivo passado... os professores regressaram às escolas...»). A minha pergunta é se não deveria dizer-se «no ano passado», «na semana passada», «no mês passado»; no caso concreto referido, se não deveria ser «no ano lectivo passado... os professores regressaram às escolas...»? Reafirmo que tenho mais de 99,99% de certeza de que deveria... mas com a TLEBS nunca se sabe! E o director do Público tem a mania de que sabe (este é um erro sistemático nos editoriais por ele escritos...).
Estou com uma dúvida há tempos e não encontro a resposta. Agradeceria muito se puder me ajudar.
Gostaria de saber qual é o jeito certo de falar: «Tenho paixão por arte», ou «tenho paixão pela arte»?
Obrigado e aguardo resposta.
Por gentileza, informar as abreviaturas dos seguintes títulos académicos:
tecnólogo em logística
bióloga
pedagoga
engenheiro agrônomo
Existe um site de consulta para estas abreviaturas?
Grata.
Quando se prepara uma reunião, na convocatória menciona-se a «ordem de trabalho», discriminando os vários pontos que a constituem, ou será «ordem de trabalhos», uma vez que é constituída por vários pontos?
Obrigada pela disponibilidade.
Gostaria de saber o significado exacto da expressão «movimento cívico» ou do que o caracteriza. Tenho encontrado expressões como movimento cívico-religioso ou cívico-económico.
Será que se pode chamar movimento cívico a um movimento criado por pessoas no seu papel de comerciantes ou criado por associações de comerciantes, por exemplo?
Gostaria de saber se a palavra simultaneamente se pode dividir em "simultane-amente" ou se isso é considerado erro.
Muito obrigada.
Como posso formar substantivos através dos verbos: deprimir, oprimir, suceder, omitir, submeter, transgredir?
Tem tradução para o português o imposto ou taxa feudal medieval chamada formariage? Faço esta pergunta pois a palavra retromencionada parece ser francesa.
Aliás, este tributo era pago pelo servo, quando este se casava, ao senhor feudal, ou era pago pelos servos ao senhor feudal por ocasião do casamento deste último?
Sempre muito grato por tudo.
Qual é a etimologia das palavras atlântico, jónico, mar, mediterrâneo e oceano?
Obrigado!
Li tudo o que têm vindo a explicar sobre a forma enfática e a dupla negação, contudo ficou-me uma dúvida: numa frase com dupla negação, a forma é enfática? É que eu tinha a ideia de que uma das características da forma enfática era o facto de se por retirar da frase os elementos que dão ênfase, sem prejuízo algum para o sentido da mesma frase, mas, na dupla negação, isto não acontece. Agradeço todo e qualquer esclarecimento.
Obrigada pela disponibilidade!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações