O vocábulo para o uso de siglas
Olá, compatriotas do português!
Gostaria de saber se, tal como dizemos dopagem, para o consumo de substâncias dopantes, e travagem, para o uso dos travões num veículo, é correcto utilizar o vocábulo "siglagem" para fazer referência ao uso de siglas?
Obrigado e continuem!
Saudações linguistas.
A pronúncia do nome Gui
A minha dúvida é sobre a pronúncia do nome próprio Gui. Deverá ser lido como diminutivo de Guilherme, ou de forma idêntica a Rui?
Obrigada.
Sobre a grafia de anjo e angelical
Gostaria muito de elucidar uma dúvida minha: porque a palavra anjo é com j, e angelical é com G?
Desde já agradeço a atenção.
O significado da palavra ara
Há algum tempo ouvi a palavra ara e fiquei curiosa quanto ao seu significado. Tenho a sensação de que li em qualquer lado que era uma palavra hebraica, mas não me consigo lembrar qual é o seu significado. Ficaria grata se pudesse obter aqui algum esclarecimento.
O significado da expressão «ser mais papista que o papa»
O que quer dizer a expressão «ser mais papista que o papa»? Julgando saber bem o que quer dizer esta frase e utilizando-a várias vezes, gostaria de uma explicação mais detalhada da mesma para poder confirmar aquilo que julgo ser a sua correcta interpretação.
A grafia da palavra nanómetro
Já vi que já aqui responderam a uma questão sobre a grafia da palavra nanómetro. Contudo, li que nanómetro (ou nanômetro) é um instrumento, e não uma unidade de medida. E que esta se escreverá, portanto, como nanometro. Isto é, não se aplicaria a excepção que se abre para o caso de quilómetro, hectómetro, decâmetro, decímetro, centímetro e milímetro. Assim, escrever-se-ia "picometro"... Há algum fundamento nesta ideia?
A grafia de Alcíone, Aloísio, Boaventura e Diocleciano
Desejo o vosso esclarecimento sobre o modo correto de escrever na atual grafia portuguesa os seguintes prenomes: Alcíone/Alcione (paroxítona), Aloísio/Aluísio, Boaventura, Deocleciano/Diocleciano, Dourival/Dorival, Eloísa/Heloísa, Lourival/Lorival, Sólon/Solon (agudo).
«De férias» e «em férias»
Deve dizer-se estar «de férias», ou estar «em férias»?
A grafia da palavra interárea
Com as mudanças de regras em nossa língua, gostaria de saber como fica interárea, como no exemplo:
«Relacionamento interárea.»
Obrigada.
A regência do verbo incidir
Gostaria de saber se a seguinte frase está correcta: «A amostra é incidida por um feixe de energia electromagnética.» Caso não esteja («incidida por» não me soa muito bem), qual seria a forma correcta de o dizer?
Muito obrigada.
