DÚVIDAS

A palavra essente (filosofia)
Muito obrigado pelo que têm feito pela língua portuguesa. Passo à pergunta: Encontrei a palavra "essente" num poema de Vitorino Nemésio; não a encontro nos vários dicionários que compulsei nem no recente Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, 5.ª edição, da Academia Brasileira de Letras. Qual o significado da palavra? Tratar-se-á do adjetivo relativo a essência? Espero que a minha ortografia respeite, sem grandes erros, o Acordo de 1990! Grato.
Gerúndio com valor de simultaneidade
Gostaria que observassem a frase: «No Sermão da Sexagésima, Vieira critica os padres que não "saem a semear", evidenciando a importância de se pregar longe do conforto da corte.» Nela, o emprego do gerúndio está correto? Disseram-me que é errado usar o gerúndio quando nos referimos a um acontecimento/fato/crítica passados. Contudo, se o meu texto é escrito no tempo presente, qual o problema? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!
Termos e expressões da obra Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio
Lendo Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio (edição da Relógio de Água Editores, Lisboa, 2004), encontro frases, palavras e expressões que desconheço. Muito grato ficava se me pudessem esclarecer qual o seu significado. Assim: Pág. 124, Capítulo X: «sinais dobrados». Pág. 126, Capítulo X: «dormir a lastro». Pág. 138, fim do Capítulo XI: «... como Nós-Padre e Nós-Pedro que é tudo estravanquear». Pág. 164, penúltima do Capítulo XV: «Meninas bispetas» (Serão meninas ricas e muito mimadas?). Pág. 164, idem: «Cal´te siquer!» Ao todo são quase três dezenas de dúvidas que irei enviando aos poucos conforme as instruções que tiveram a amabilidade de me informar. Meus agradecimentos desde já.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa