«Talvez que...»
Gostaria de saber se é aceitável o uso do que depois de talvez em frases do género:
«Talvez que o tempo melhore amanhã.»
Obrigada!
«Bom pastor»
«Bom pastor» ~ «pastor bom», a dúvida reside precisamente aí!
Por ter um significado muito semelhante, gera confusão. Afinal qual o significado de cada uma das expressões?
Por exemplo, «bom homem» e «homem bom»; qual a expressão indicada para descrever uma pessoa com atitudes honestas e singelas? E para descrever uma pessoa linda?
«... por até dois meses»
É correta a utlização da preposição por seguida de outra preposição/advérbio(?), como nesse caso que comumente encontramos na imprensa: O jogador Ronaldo ficará afastado do time por até dois meses. Significa que ele pode ficar dois meses ou menos?
ET: Por que as pessoas confundem comumente com comumentemente?
Grato!
Aminoglicósido
Gostaria de clarificar a ortografia destas palavras. Segundo uma vossa resposta, indicam que se deve escrever sem acento. Mas o Dicionário Climepsi refere que glicósido tem acento, o que me leva a pensar que aminoglicósido seguirá a mesma linha.
Agradeço desde já a vossa resposta.
Parentética vazia
Numa reportagem sobre uma casa de chá, um jornalista do sítio lifecooler.com usou os parêntesis da seguinte maneira: «Chá de( )cor», podendo assim ler-se «Chá decor» (pertinente a decoração) ou «Chá de cor». É correcto, este uso?
Higienizar e higienização
O verbo higienizar vem no dicionário da Porto Editora. E higienização existe? Ou expressões como «processo de higienização» ou «uma higienização correcta»?
A diferença entre «em quanto» e enquanto
Tenho dúvida sobre a diferença das expressões «em quanto» e enquanto. Estou tendo dificuldades em encontrá-las. Se puder me ajudar...
Obrigado!
Connosco, «com a gente» e «com nós» no português europeu
Na gramática normativa temos a forma pronominal conosco, sobre isso não há dúvidas. Mas no Brasil, por causa do uso do pronome «a gente» no sentido de nós, também é muito frequente que se empregue «com a gente» significando «conosco». Além desta variante, também há o emprego de «com nós» em contextos informais de fala, por isso não ocorre na modalidade escrita da língua. Como estou estudando este fenômeno no português do Brasil, eu gostaria de saber se esta variação entre conosco, «com a gente» e «com nós» também é encontrada no português de Portugal. Há algum estudo linguístico feito em Portugal sobre esse assunto?
Obrigado pela atenção.
Elipse numa oração coordenada adversativa
Observe o período abaixo:
«A democracia é uma das formas de desenvolvimento da sociedade, mas não a única.»
O trecho «mas não a única» tem o verbo ser elíptico. Esse trecho consiste numa oração? Ou, melhorando a pergunta, o período acima é formado por duas orações, já que o verbo ser é retomado após a vírgula?
O ensino da pronúncia da letra c às crianças
Gostava de saber se devemos ensinar às crianças a letra c como cê ou quê, pois, quando dizemos o abecedário, dizemos «á, bê, cê».
Por outro lado, quando ensino o fonema c, digo o quê de cama e de carro.
