Longe e perto
Como se distingue se longe e perto são adjectivos ou advérbios?
Ainda sobre a formação dos advérbios de modo em -mente
Regra geral, formamos o advérbio de modo acrescentando -mente ao adjectivo no feminino. Quando é que isso não pode acontecer?
Ao adjectivo realizada, podemos acrescentar -mente?
Obrigada.
Modificador de grupo verbal: «Choveu muito»
Agradecia que me dissessem qual a função sintáctica de «muito», numa frase como «Choveu muito».
Obrigada.
A função sintáctica de uma oração adverbial («ao chegar perto»)
Na frase «Ao chegar perto, Ulisses contornou disfarçadamente a criança», que função sintáctica desempenha «Ao chegar perto»? Poderemos aceitar «Ao chegar» como complemento circunstancial de tempo, e «perto» como complemento circunstancial de lugar?
Auditivamente e audivelmente
Deve dizer-se "auditivamente", ou "audivelmente"? Ou não existe nenhum destes termos? Ou existem os dois e serão aplicados de acordo com o adjectivo que os origina?
Muito obrigado.
Identificação de um marcador discursivo
Gostava de saber se, na frase que se segue, nomeadamente é um marcador discursivo e porquê:
«Ou são sobre temas tão caros aos leitores — por exemplo, o caso do padre Frederico — que o jornalista consegue ter condições profissionais, nomeadamente tempo e exclusividade, para levar a pesquisa para além do mero artigo comum.»
Muito obrigada.
Verosimilmente
"Verosimilmente" é uma daquelas palavras que não encontramos nos dicionários de língua portuguesa (pelo menos nos que consultei!). Tanto quanto sei, o sufixo -mente aplica-se geralmente (ou apenas!?) a adjectivos do género feminino. No entanto, será "totalmente" incorrecto o seu uso enquanto advérbio derivado do adjectivo verosímil (que tem dois géneros, tal como total)? É claro que podemos sempre substituir "verosimilmente" pela expressão «de modo/maneira verosímil», embora por vezes não se "encaixe" nem soe bem na frase.
Desde já muito obrigado pela vossa atenção.
Precatório e precatoriamente
Da palavra precatório poderemos, ou não, formar o advérbio de modo da forma mais corrente, acrescentando o sufixo -mente, ou seja...
... "precatoriamente"?
A pesquisa nos dicionários correntes (Porto Editora) não encontra a palavra. Se não for possível, qual a regra (se alguma) aplicável na formação do advérbio de modo?
Obrigado.
A próclise com o advérbio assim
Aqui afirma-se que depois de certos advérbios se usa a próclise. A minha pergunta é se assim se inclui entre esses «certos advérbios», mais especificamente, o que é mais comum/correto em português europeu: «Assim te divertes economizando», ou «Assim divertes-te economizando»?
Muito obrigado.
Sobre a palavra porém
Na nova terminologia gramatical [ensino básico e secundário em Portugal], porém passou a ser um advérbio. A minha dúvida é a seguinte: em frases como «Comi o gelado, mas não gostei» e «Comi o gelado, porém, não gostei», como explico aos alunos que «mas» é conjunção, e «porém» é advérbio (conectivo)?
Obrigada!
