Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: advérbio
Ana Silva Professora Vila Nova de Gaia, Portugal 7K

Na frase «Ao chegar perto, Ulisses contornou disfarçadamente a criança», que função sintáctica desempenha «Ao chegar perto»? Poderemos aceitar «Ao chegar» como complemento circunstancial de tempo, e «perto» como complemento circunstancial de lugar?

Fernando C. Estudante Lisboa, Portugal 12K

Deve dizer-se "auditivamente", ou "audivelmente"? Ou não existe nenhum destes termos? Ou existem os dois e serão aplicados de acordo com o adjectivo que os origina?

Muito obrigado.

Lídia Pinto Estudante Odivelas, Portugal 7K

Gostava de saber se, na frase que se segue, nomeadamente é um marcador discursivo e porquê:

«Ou são sobre temas tão caros aos leitores — por exemplo, o caso do padre Frederico — que o jornalista consegue ter condições profissionais, nomeadamente tempo e exclusividade, para levar a pesquisa para além do mero artigo comum.»

Muito obrigada.

Paulo Roberto Estudante Barreiro, Portugal 5K

"Verosimilmente" é uma daquelas palavras que não encontramos nos dicionários de língua portuguesa (pelo menos nos que consultei!). Tanto quanto sei, o sufixo -mente aplica-se geralmente (ou apenas!?) a adjectivos do género feminino. No entanto, será "totalmente" incorrecto o seu uso enquanto advérbio derivado do adjectivo verosímil (que tem dois géneros, tal como total)? É claro que podemos sempre substituir "verosimilmente" pela expressão «de modo/maneira verosímil», embora por vezes não se "encaixe" nem soe bem na frase.

Desde já muito obrigado pela vossa atenção.

Gilberto Lobo Engenheiro Porto, Portugal 4K

Da palavra precatório poderemos, ou não, formar o advérbio de modo da forma mais corrente, acrescentando o sufixo -mente, ou seja...

... "precatoriamente"?

A pesquisa nos dicionários correntes (Porto Editora) não encontra a palavra. Se não for possível, qual a regra (se alguma) aplicável na formação do advérbio de modo?

Obrigado.

Luciano Eduardo de OIiveira Professor Brno, República Checa 4K

Aqui afirma-se que depois de certos advérbios se usa a próclise. A minha pergunta é se assim se inclui entre esses «certos advérbios», mais especificamente, o que é mais comum/correto em português europeu: «Assim te divertes economizando», ou «Assim divertes-te economizando»?

Muito obrigado.

Ana Tavares Professora Ponta Delgada, Portugal 13K

Na nova terminologia gramatical [ensino básico e secundário em Portugal], porém passou a ser um advérbio. A minha dúvida é a seguinte: em frases como «Comi o gelado, mas não gostei» e «Comi o gelado, porém, não gostei», como explico aos alunos que «mas» é conjunção, e «porém» é advérbio (conectivo)?

Obrigada!

Sílvia Franco Fotógrafa Buenos Aires, Argentina 6K

São pleonásticas, ou redundantes, as expressões «mal sequer» («mal sequer o conheço») e «quase nem sequer» («quase nem sequer dignaram-se a examiná-lo»)? Existe uma regra infalível para identificar o emprego errôneo do pronome lhe? É errado escrever, «estendeu o braço, para que lhe vissem a cicatriz»?

Izaldil Tavares de Castro Professor São Paulo, Brasil 21K

Qual a origem e processo de formação da palavra hipostático? Ela se aplica a um contexto teológico.

Isabel Costa Professora Leiria, Portugal 14K

Na frase «Era a primeira vez que ia participar numa festa em casa alheia ainda por cima distante da sua», como classifico a expressão «ainda por cima» quanto à classe de palavras?