A posição do advérbio muito - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A posição do advérbio muito

Na frase «Em Barcelona faz muito calor», porque se põe o advérbio muito antes do substantivo?

 

Ana Silva Estudante Lisboa, Portugal 4K

Se tivermos em conta o valor do advérbio muito, apercebemo-nos facilmente de que é um modificador, conferindo valores de intensidade ou de quantificação ao constituinte que modifica, razão pela qual «se caracteriza [tal como outros advérbios com o mesmo valor] por ocorrer junto dos constituintes que modifica» (Mira Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2003, p. 422).

Por isso, quando «modifica um substantivo (um adjetivo, um particípio isolado, ou um outro advérbio) coloca-se de regra antes destes» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 541).

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Semântica