Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: verbo
Ana dos Santos Tradutora Luanda, Angola 16K

Qual a diferença entre minimizar e diminuir? Serão a mesma coisa, ou têm alguma diferença?

Obrigada.

Carolina Macedo Estudante Braga, Portugal 23K

[...] [T]enho um outro comentário a fazer [sobre a forma engripar]: [...] à forma "gripar" (com remissão no Houaiss a "grimpar") corresponde o étimo francês "gripper" (na acepção de mecânica), no entanto, o mesmo, bem como outros dicionários — o Priberam, por exemplo — apresentam o verbo gripar como produto de uma formação portuguesa (mesmo se a palavra primitiva tenha entrado na língua portuguesa através de um empréstimo ao francês grippe, atestado em português desde 1881), sendo constituído por gripe+ar, um derivado sufixal, portanto é homónimo do primeiro (por isso mesmo têm direito a entradas diferentes). A forma gripar na acepção de «provocar ou ficar com gripe» é atestada pelo menos desde 1942 e o seu particípio, grippado (sic), desde 1928, como nos informa o Houaiss.

Quanto a engripar, foi-lhe acrescentado o prefixo en- à forma já existente gripar (de gripe+ar e não de gripper), sendo por isso decomposto em: en-+ a base gripe +sufixo -ar, tendo, então todas as características para ser um derivado parassintético, embora me custe a compreender, pelas razões já anteriormente expostas e que conto com a vossa magistral ajuda para a sua resolução.

Ainda a propósito deste tema, teria uma outra pergunta (de resposta bem mais fácil, segundo creio).

Na vossa primeira explicação à minha questão, que remetia então a engripado, foi-me dito que este era "apenas" o particípio passado de engripar, e que engripar, esse sim, teria sido formado parassinteticamente. Mas, seguindo essa lógica de raciocínio, deveríamos responder também que engripar é o infinitivo impessoal. Ambos têm a marca da desinência do tempo verbal a que pertencem: engripado- ado, do lat.-atu, engripar - ar, do lat -are, forma do infinitivo dos verbos da primeira conjugação.

Por último gostava de vos pedir um conselho para uma obra de referência acerca das regências verbais e nominais que não fosse uma gramática.

Um grande bem-haja a toda a vossa equipa por todo o excelente trabalho que tem vindo a realizar.

Helena Pereira Professora Porto, Portugal 14K

Gostaria de saber o significado da palavra comunicar.

Mariana Ramos Investigadora Coimbra, Portugal 4K

Gostaria de saber se há algum verbo correspondente ao substantivo triagem. Vi, nas vossas respostas anteriores, que recomendam as expressões selecção ou escolha, por exemplo, como sinónimos. Porém, estou a referir-me à triagem realizada em contexto hospitalar, que se refere a uma avaliação inicial (screening) para orientação de um diagnóstico. Podemos estar a "triar" os doentes?

Agradeço desde já a vossa ajuda e congratulo-vos pelo excelente trabalho que realizam.

Tito de Morais Consultor Porto, Portugal 6K

Diz-se «cometi uma inconfidência». O verbo "inconfidenciar" existe?

Obrigado.

Maria Abreu Professora Funchal, Portugal 9K

Na frase «isto pertence-nos», qual é a função sintáctica de «nos»?

Henry Fields Médico Tomar, Portugal 15K

Devo dizer: «ocupar-me em», ou «ocupar-me com»?

José António Romo Estudante de Português Zamora, Espanha 19K

Queria saber porque o imperfeito de conjuntivo às vezes leva acento circunflexo e outras acento agudo na primeira pessoa do plural.

Obrigado pela resposta.

Tito de Morais Consultor Porto, Portugal 6K

A propósito da Internet e no contexto do papel desta relativamente aos seus utilizadores finais, é comum dizer-se que a Internet veio "desintermediar" negócios (acaba com intermediários dado que permite ir directamente às fontes, por exemplo). Neste e noutros contextos fala-se de "desintermediar" e "desintermediação". No entanto, não encontro a palavra no dicionário. Estas palavras existem na língua portuguesa?

Maria Trindade Professora Grândola, Portugal 9K

Qual o significado da expressão «pisar em ramo verde»?