Interagir significa «exercer ação mútua (com algo), afetando ou influenciando o desenvolvimento ou a condição um do outro; ter comunicação, diálogo (com outrem) em dada situação (familiar, profissional etc.) comunicar-se; relacionar-se» (Dicionário Houaiss).
Assim sendo, a formulação interagir + com está correcta, ex.: «alguns genes de bactérias interagem com os genes de várias plantas» (Dicionário Houaiss).
Agora, a questão apresentada pelo consulente tem como pano de fundo a ideia de que o sentido do verbo interagir se esgota no sujeito que interage, isto é, que a acção de interagir estará reservada apenas aos elementos que constituem o sujeito dessa mesma acção, e que só entre eles poderá, portanto, haver interacção. Deste modo, e seguindo esta linha de pensamento, de facto, o referido verbo apenas poderia ser usado em contextos do tipo «Os alunos interagiram de forma muito interessante».
Contudo, na verdade, a utilização do verbo interagir não se esgota em cenários deste tipo, pois à própria frase por mim sugerida podemos facilmente acrescentar, por exemplo, um complemento oblíquo, abrindo assim o caminho para uma outra perspectiva sintáctico-semântica: «Os alunos interagiram de forma muito interessante com os professores.» Assim, enquanto, no primeiro caso, supomos que, em princípio, os alunos terão interagido apenas entre si, no segundo, eles interagiram com o professor, e, provavelmente, também entre si. A redundância de que fala o consulente poderia eventualmente ser descortinada na seguinte proposta de construção, ainda da mesma frase: «Os alunos interagiram de forma muito interessante (entre si)», já que talvez não fosse necessário acrescentar o constituinte «entre si» para se perceber que a interacção existiu apenas entre os alunos. No entanto, tendo em conta, como vimos, que o verbo em análise pode ser usado com o recurso a outras construções sintácticas, não me parece descabido acrescentar um elemento que acaba, no fundo, por eliminar qualquer ponta de ambiguidade semântica que possa, eventualmente, persistir.
Posto isto, e para concluir, passo a elencar exemplos de algumas das formas possíveis de apresentação do verbo interagir:
«A interface permite que dois dispositivos de um computador interajam um com o outro»; «Nos mais de 25 Primary Interactive Network Sites, cada um albergando diferentes grupos de estudantes, pode-se interagir e colocar questões aos cientistas da missão»; «o bebê e a mãe interagem de forma bastante complexa»; «atividade que leva os profissionais a interagirem»; o utilizador só pensa e interage com dados»; função que o leva a interagir com profissionais de várias áreas». (Fontes: Dicionário Houaiss e corpora CETEMPúblico e CETENFolha.)