É comum ouvir-se actualmente a expressão postura, referente a pessoas. A pergunta é simples: não estaremos perante uma apropriação indevida de uma palavra que se usa para as galinhas?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Como se deve pronunciar a palavra "logotipo"?
"Logótipo", com acentuação no 2º "o", ou "Logotipo", com acentuação no "i"?
Agradecia que me esclarecessem quanto à forma correcta de pronunciar a palavra item, pois tenho ouvido dizer de ambas as formas. Muito obrigada (ainda bem que li o esclarecimento de uma dúvida anterior a respeito da forma correcta de agradecer...).
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Li a vossa resposta (muito engraçada…) sobre a pronúncia de expo e telecom. A verdade é que não me pareceu suficientemente fundamentada e, por isso, volto à carga: porquê tanta insistência no Pelourinho contra os que pronunciam expô e telécome, ainda por cima bem mais sonoros?
Qual a forma correcta de pronunciar a designação da nova moeda europeia?
Euru ou euró?
Confesso que é uma dúvida que já me assaltou, porque sou jornalista de economia e trabalho em televisão, na SIC. Por várias vezes já tive que pronunciar a palavra euro e mesmo a discussão com os meus colegas sobre a forma correcta de o fazer, está longe de ser unânime.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Expliquem-me porque se deve dizer saloiice e não saloice ou mesmo saloíce. Não é raro em português haver vogais dobradas?
Qual é a diferenciação entre os vocábulos "perda" e "perca", e quando utilizá-los corretamente?
Em português, penso que a tradução do inglês "absorber" ou do francês "absorbeur" é absorvedor.
No entanto, em acústica seria mais agradável usar "absorsor sonoro" do que "absorvedor sonoro". Será aceitável?
Volto a insistir no tema. O «moço do Canadá», sendo português e ameaçado de expulsão, qual o termo que devemos empregar: deportado ou extraditado? E, já agora, em que circuntâncias se deve usar o termo repatriado?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações