Euro, de novo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Euro, de novo

Qual a forma correcta de pronunciar a designação da nova moeda europeia?

Euru ou euró?

Confesso que é uma dúvida que já me assaltou, porque sou jornalista de economia e trabalho em televisão, na SIC. Por várias vezes já tive que pronunciar a palavra euro e mesmo a discussão com os meus colegas sobre a forma correcta de o fazer, está longe de ser unânime.

Paulo Almoster jornalista da SIC Lisboa, Portugal 4K

Do truncamento da palavra Europa provém euro, que deve ser aceite e lida como qualquer outra palavra normal terminada em o, como dedo, em que o o também não é aberto.

É esta a regra geral. Tal como o o de Expo deve ser pronunciado como o o da sua palavra, Exposição - ou como o de metro(politano). "Eurô", "expô", "metrô" é um erro triplo.

No caso do euro, a tendência para abrirmos o o deve-se em grande parte ao facto de, em palavras como euro-asiático, lermos o o com som aberto. Ora, neste vocábulo, euro não é uma palavra, mas um elemento duma palavra - da palavra euro-asiático. Outra causa de se abrir o o deve estar no facto de tal acontecer em línguas estrangeiras, como o francês. Sobre o plural de euro cf. a questão já abordada in Respostas Anteriores.

José Neves Henriques
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Fonética; Morfologia Campos Linguísticos: Derivação; Composição