Sei que em português há uma diferença entre mal e mau. Mal é advérbio, contrário de bem: «Ele joga mal/bem.» Já mau é adjetivo, contrário de bom: «Ele é mau/bom jogador.» Mal também pode ser substantivo, também contrário de bem: «O Bem vencerá o Mal.»
Entretanto, tenho uma dúvida. O correto é dizer «o mal da sociedade urbana é a violência», ou devo usar mau nesse caso? Vi escrito mal, mas a meu ver o certo seria mau. Senão vejamos: para mim, trata-se de um adjetivo substantivado, equivalendo a ruim, e o antônimo seria bom. Poderia construir a frase da seguinte maneira: «O ruim da sociedade urbana é a violência; o bom, a tecnologia.» Se usasse mal, teria de dizer que «o bem da sociedade moderna é a tecnologia», o que para mim é estranho. Mas gostaria da opinião de vocês.
Grato.
Podem dizer-me o que significa totiço?
Numa pesquisa do seu uso pelo Google, parece ser «cara» ou «focinho» («levas um murro no totiço»), ou «cabeça» («caem em cima do totiço e do capô do carro») e até penso ser uma forma de trança ou totó («cortaste-me metade do totiço») mas pelo menos é algo que tem forma e consistência material, supostamente conhecidas («na forma de um totiço»). Até acho que pode ser usado como insulto («de facto tudo começou com a minha esposa a chamar-me totiço!»).
Essa palavra "existe" ou é mais uma dessas novas palavras que surgem todos os dias das mentes criativas dos jovens?
Gostaria que me tirassem a seguinte dúvida (e que me esclarecessem): Qual destas duas palavras, manuseio ou manuseamento, é mais correcto empregar na seguinte frase: «(...) alguns alunos ainda não apresentam grande desenvoltura no manuseio da tesoura»?
Existe a palavra pizzeiro como «profissional de restauração»? Se não, qual o termo mais correcto a aplicar a esse profissional?
Qual a forma correcta de escrever o substantivo feminino que significa a qualidade de exemplar: "exemplariedade" ou "exemplaridade"?
No Dicionário Houaiss vem a forma exemplaridade, mas outros casos semelhantes levam mais um e.
Muito obrigado.
Gostaria de saber a origem da palavra busca.
Como se chama o filhote da girafa?
Como se chama a fêmea do veado?
A minha dúvida está na possibilidade de utilizar a palavra ilimite no seguinte titulo: «Os ilimites da interpretação».
Gostaria de saber se a utilização é possível.
Grato desde já pelo tempo dispendido.
Visto que nevão está no grau normal, como já responderam noutra pergunta, gostaria que me esclarecessem qual o aumentativo e diminutivo de neve.
Obrigada.
Qual o antónimo de sintonia? E de sincronia?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações