Tenho lido «continente africano» com as iniciais tanto em maiúsculas quanto em minúsculas. O mesmo se refere à expressão «celebração eucarística».
Quando se poderá escrevê-las com as iniciais em maiúsculas e minúsculas?
Gostaria de saber como se designa um estudioso da hebelogia.
Parabéns pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver em prol da língua portuguesa.
O termo costas pode aplicar-se aos peixes?
Ex.: «O peixe vermelho tem duas barbatanas nas costas.»
Qual o nome e o significado do símbolo #?
Desde já agradeço por esse belo serviço disponibilizado. Vamos ao problema.
Tive uma aula em minha universidade onde a professora pediu que realizássemos correções em frases citadas por ela. Abaixo, segue a frase que gerou dúvidas e algumas discordâncias:
a) «Os Estados Unidos afastou-se da reunião geral.»
Na correção dela, ficou assim:
«Os Estados Unidos afastaram-se da reunião geral.»
Na minha, questionei que se o verbo não concordava com o artigo, já que Estados Unidos é um nome próprio, e coloquei:
«O Estados Unidos afastou-se da reunião geral.»
Ela disse que estava errado e que o artigo deveria ficar no plural e não podia vir no singular. Perguntei porquê, e ela não soube me responder.
Neste site, achei a seguinte citação:
(ITEM 3.8)
a) Artigo singular = verbo singular
b) Artigo plural = verbo plural
E aí? ? Na minha opinião, ambas formas estão corretas.
Como se diz esta hora à noite: 12h 20min?
«Cheguei em casa as 24h e 20min»?
«Cheguei em casa as ZERO HORA e 20 min»?
«Cheguei em casa a ZERO HORA e 20 min»?
Como posso dizer corretamente?
Qual a melhor tradução para newsmakers?
O Dicionário Priberam online apenas reconhece a grafia interruptor. Ora verifiquei, por mero acaso, que o Dicionário da Porto Editora reconhece igualmente a forma interrutor, chegando a dá-la como exemplo de dupla grafia.
Em qual dessas fontes devo acreditar?
Quantos metros de extensão precisa de ter um local para ser uma floresta?
Gostaria de saber o significado dos vocábulos lógica, dialéctica, gramática e retórica – e também de oratória. O que compreendiam estas áreas no período medieval, dentro do contexto das artes liberais? Qual seu uso moderno? Eles mantêm alguma relação com as mesmas áreas de hoje e também entre si? A gramática utiliza-se da lógica, retórica, dialéctica ou oratória em suas estruturas? Há alguma referência bibliográfica sobre a relação destas áreas com a gramática?
Agradeço antecipadamente o auxílio.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações