Estados Unidos: plural, ou singular? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Estados Unidos: plural, ou singular?

Desde já agradeço por esse belo serviço disponibilizado. Vamos ao problema.

Tive uma aula em minha universidade onde a professora pediu que realizássemos correções em frases citadas por ela. Abaixo, segue a frase que gerou dúvidas e algumas discordâncias:

a) «Os Estados Unidos afastou-se da reunião geral.»

Na correção dela, ficou assim:

«Os Estados Unidos afastaram-se da reunião geral.»

Na minha, questionei que se o verbo não concordava com o artigo, já que Estados Unidos é um nome próprio, e coloquei:

«O Estados Unidos afastou-se da reunião geral.»

Ela disse que estava errado e que o artigo deveria ficar no plural e não podia vir no singular. Perguntei porquê, e ela não soube me responder.

Neste site, achei a seguinte citação:

(ITEM 3.8)

 

a) Artigo singular = verbo singular

b) Artigo plural = verbo plural

E aí? ? Na minha opinião, ambas formas estão corretas.

Fabio Wood Empresário e estudante de Direito Rio de Janeiro, Brasil 11K

A questão levantada pelo consulente prende-se, antes de mais, com a aparente possibilidade de utilizar o artigo definido no singular ou no plural antes do nome do país Estados Unidos, o que o terá levado à conclusão de que ambas as formas estão corretas.

Sucede que Estados Unidos é antecedido de artigo definido no plural1. Mesmo em corpora do português disponíveis na Internet, a ocorrência de «o Estados Unidos» é quase nula2.

Sobre a concordância verbal, Cintra e Cunha referem, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, que «os nomes de lugar, e também os títulos de obras, que têm forma de plural são tratados como singular, se não vierem acompanhados de artigo. […] Quando precedidos de artigo, o verbo assume normalmente a forma plural».

Visto que, no caso em questão, o artigo definido é imprescindível – até para desfazer ambiguidades – e tendo em conta as observações de Cunha e Cintra, a par da informação apresentada no sítio citado pelo próprio consulente sobre a concordância entre sujeito e verbo quando o sujeito é antecedido por um artigo, existe apenas uma frase correta: «Os Estados Unidos afastaram-se da reunião geral.»

1 C. f. estado-unidense: relativo ou pertencente aos Estados Unidos da América, in Dicionário Houaiss; estadounidense: natural ou habitante dos Estados Unidos, in Dicionário de Usos do Português do Brasil; estado-unidense: relativo aos Estados Unidos, in Dicionário Universal Língua Portuguesa.

2 C. f. Davies, Mark et Michael Ferreira – Corpus do Português: 45 million words, 1300s-1900s, onde estão registadas 982 ocorrências de «os Estados Unidos» – 490 no PE e 442 no PB – para apenas 2 ocorrências de «o Estados Unidos», as quais parecem ser gralhas em artigos da imprensa.

Miguel Moiteiro Marques
Classe de Palavras: substantivo