A questão levantada pelo consulente prende-se, antes de mais, com a aparente possibilidade de utilizar o artigo definido no singular ou no plural antes do nome do país Estados Unidos, o que o terá levado à conclusão de que ambas as formas estão corretas.
Sucede que Estados Unidos é antecedido de artigo definido no plural1. Mesmo em corpora do português disponíveis na Internet, a ocorrência de «o Estados Unidos» é quase nula2.
Sobre a concordância verbal, Cintra e Cunha referem, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, que «os nomes de lugar, e também os títulos de obras, que têm forma de plural são tratados como singular, se não vierem acompanhados de artigo. […] Quando precedidos de artigo, o verbo assume normalmente a forma plural».
Visto que, no caso em questão, o artigo definido é imprescindível – até para desfazer ambiguidades – e tendo em conta as observações de Cunha e Cintra, a par da informação apresentada no sítio citado pelo próprio consulente sobre a concordância entre sujeito e verbo quando o sujeito é antecedido por um artigo, existe apenas uma frase correta: «Os Estados Unidos afastaram-se da reunião geral.»
1 C. f. estado-unidense: relativo ou pertencente aos Estados Unidos da América, in Dicionário Houaiss; estadounidense: natural ou habitante dos Estados Unidos, in Dicionário de Usos do Português do Brasil; estado-unidense: relativo aos Estados Unidos, in Dicionário Universal Língua Portuguesa.
2 C. f. Davies, Mark et Michael Ferreira – Corpus do Português: 45 million words, 1300s-1900s, onde estão registadas 982 ocorrências de «os Estados Unidos» – 490 no PE e 442 no PB – para apenas 2 ocorrências de «o Estados Unidos», as quais parecem ser gralhas em artigos da imprensa.