Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: substantivo
Maria Manuel Mano Casal Ribeiro Formadora Lisboa, Portugal 4K

Já ouvi há alguns anos o termo rapioca para designar frio. A frase «estar uma grande rapioca» pode ser usada como tendo esse significado, ou não?

Ângela Garcia Arquiteta Zamora, Espanha 4K

O que é "rosa de toucar"?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 5K

Quais são os gentílicos de Bucara (cidade e província do Usbequistão), Samarcanda (também no Usbequistão), Chuváchia, Racássia, Udmúrtia, Cabardino-Balcária, Carachaievo-Circássia, Bascortostão (repúblicas da Federação Russa), Basã (região limítrofe com o antigo Israel), Assos (antiga cidade da Mísia), Trapezunte (antiga cidade do Ponto), Adamitio (antiga cidade da Ásia Menor), Sirte (cidade da Líbia), Jope (antiga cidade de Israel), Dardânia, Distrito Federal (Brasil), Amã (capital da Jordânia), Teerã (capital do Irã)?

Encontro a denominação ou qualificação para quem era membro de cada uma das tribos do Israel antigo, menos para quem pertencia à tribo de José, mas, por via das dúvidas, pergunto-vos se em português registra-se a denominação para o membro da referida tribo.

Muito obrigado.

Helenilson Pereira da Silva Professor Garanhuns, Brasil 9K

Depois de fazer uma busca na Internet e consultar o VOLP da ABL, bem como o VOP do ILTEC, percebi que as palavras concursando e concurseiro não são encontradas. Mas há a palavra concursista. O sufixo -eiro indica geralmente uma profissão, como vemos em padeiro, confeiteiro, açougueiro, costureiro, etc. Aqui, no Brasil, usamos o sufixo -ando para indicar algo em andamento. Temos graduando, formando, vestibulando. Para mim, fica muito claro que concurseiro seria o profissional que trabalha com os concursos, e concursando é aquele que se prepara em concursos. No entanto, o VOLP e o VOP reconhecem concursista como a única forma. Por que os estudiosos não resolvem essa questão? Preocupam-se com palavras sem uso, como é o caso de baiuca, jamais usada pelo povo brasileiro, mas deixam essas outras palavras fora do Vocabulário Ortográfico. Seria o caso de os estudiosos portugueses estudarem esta possibilidade?

Agradeço desde já.

Sílvia Salavisa Professora Santarém, Portugal 8K

A palavra grupo pode ser considerada um nome coletivo, ou é nome comum?

Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 10K

Existe alguma regra para o sufixo -al quando é referente a plantações ou pomares de árvores de fruto? Como laranjal ou laranjeiral.

Obrigado.

Flávio Marta Estudante universitário Armamar, Portugal 8K

Gostaria de saber porque é que a palavra mini não leva acento, visto que há uma acentuação, ao dizer-se a palavra, na segunda sílaba a contar do fim. Compreendo que, em casos em que ela se encontra aglutinada, não leva acento, agora não percebo o porquê de não ser "míni".

Obrigado.

António Santos Carvalho Engenheiro civil Lisboa, Portugal 6K

Qual o plural de "andar modelo"? "Andares modelo" ou "andares modelos"?

Os meus agradecimentos.

Marina Rosolem Administradora Rio de Janeiro, Brasil 7K

Qual é o correto: «Setor/Departamento de Suprimentos», ou «Setor/Departamento de Suprimento»? 

Sempre falei «suprimentos», e hoje meu líder comentou com a equipe que «suprimento» (no singular) é o correto. Fiquei curiosa... Está certa essa afirmação, ou ambas as formas estão corretas? 

Agradeço desde já pela atenção dispensada.

António Paulo Martins Godinho Engenheiro eletrotécnico Faro, Portugal 4K

Peço desculpa se esta pergunta já foi feita, mas não a via no perguntas/respostas. A questão é esta: a aplicação de duodécimos aos subsídios de Natal e férias por uma empresa pode chamar-se de outra maneira? Já li "duodecimilização", num documento (ainda por cima escrito por um advogado) que me pareceu mal; respondi a esse documento com outra palavra: "duodecimização". Qual a V. opinião? Grato pela atenção.