Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: substantivo
Maria Ferreira Aprendiz Lisboa, Portugal 745

«– É a última vez que ponho a mesa ao senhor Simão em minha casa! [...] Desta vez, o académico ponderou supersticiosamente os ditames do coração da moça.»

   Como podemos classificar o mecanismo de coesão textual que se estabelece entre "Simão" e "o académico"? A solução do exercício em causa aponta para coesão lexical por substituição, mas confesso que fiquei com dúvidas... Será que podemos estabelecer uma relação de sinonímia entre "Simão" e "o académico"? Ou estamos perante um exemplo de coesão referencial por correferência não anafórica?

Muito obrigada pelo esclarecimento.

Beatriz Carvalho Professora/Tradutora Lisboa, Portugal 797

Gostaria de saber como se chama uma loja só de cocktails, em português europeu. Coctelaria, coquetelaria?

Muito obrigada!

Carlos Araújo Professor São Paulo, Brasil 734

Na seguinte enunciado «Florestas devastadas, solo, ar e água contaminados, fauna em extinção - tudo faz crer o fim, futuros desertos», em futuros desertos, poderia haver dupla interpretação, isto é, futuro poderia ser adjetivo do substantivo deserto = deserto que há de vir; porém, poderíamos pensar no futuro que será despovoado, desabitado. Mesmo pelo contexto, poderíamos pensar que o futuro será desértico ou o deserto será vindouro. Estaria correto o pensamento?

José Luís Garcês Administrativo Odivelas, Portugal 992

«O povo da Cidade de Tomar reuniu-se e, pela primeira vez, elegeu como mordomo da Festa dos Tabuleiros uma mulher.»

Sei que o feminino de mordomo é governanta, quando aplicado à gestão de uma casa, que não é o caso. Penso que a forma correta é mordomo, tanto para o masculino como para o feminino, mas como já vi diversas pessoas escreverem mordoma, gostaria da vossa ajuda para esclarecimento.

Muito obrigado.

Cristiane Santos Estudante Brasil 850

Gostaria de saber qual é o género da palavra Fanta (o refrigerante) e se há plural. Fiz uma pesquisa no site e vi que a palavra Sprite pode ser masculina ou feminina. É possível ter maiores esclarecimentos?

Desde já, muito obrigada.

Maria Cunha Professora Guimarães, Portugal 1K

Em primeiro lugar, deixem-me agradecer o quanto a vossa ajuda é preciosa para todos (alunos e professores). Agora, gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida. Na frase «Mas hoje, vendo que o que sou é nada», a palavra «nada» é um pronome indefinido ou um substantivo? Como explicar a diferença entre ambos?

Obrigada.

Iolanda Marisa Alexandre Batista Professora Lisboa, Portugal 321

Na frase «desencadeando antipatia e recusa da aproximação entre os mortais quando o caos aparece no horizonte», qual é a função sintática de «entre os mortais»? Complemento do nome de «aproximação» ou modificador do grupo verbal de «desencadear»? 

Grata pela atenção.

Vítor Meireles Engenheiro Maia, Portugal 1K

A palavra actor é grave ou aguda? Eu pensava que era grave, pois o a da penúltima sílaba é aberto (pelo c). Mas, pelo AO, a palavra passa a ser escrita ator. Pelas regras de acentuação, se fosse grave tinha de levar acento no a (/átor/). Portanto, é aguda. Qual é a resposta correcta?

Obrigado.

Henrique Crespo Bancário Hamburg, Deutschland 1K

Porque se diz Trás-os-Montes em vez do lógico que seria Atrás dos Montes? Sabe-se a partir de que altura na História se começou a chamar assim?

Pilar da Silva administrativo Saragoça, Espanha 699

Gostaria de saber se a palavra sacada é utilizada em Portugal como varanda pequena ou se apenas é utilizada a palavra varanda, independentemente se a varanda for pequena ou não.

Obrigada.