As regências do verbo interessar e do substantivo interesse
A regência do verbo interessar causa-me sempre dúvidas. A frase «eu interesso-me pelo teatro clássico» está correta, não é verdade? No entanto, é também possível expressar a mesma ideia dizendo «eu tenho interesse pelo teatro clássico». A minha dúvida é se se pode igualmente dizer «eu tenho interesse no teatro clássico». No Guia Prático de Verbos com Preposições, de Helena Ventura e Manuela Caseiro, as autoras afirmam que o verbo interessar rege unicamente a preposição por. Contudo, quando expressamos a mesma ideia dizendo – «tenho interesse» –, que preposição devemos usar, em, ou por? Pode dizer-se «eu tenho interesse no teatro clássico»?
Muito obrigada.
O substantivo conferência (regência)
Gostaria de saber se, na expressão «Conferência em Glândulas Salivares» (relativamente a um evento científico, tipo congresso), é adequado utilizar-se a preposição em (ou, porventura, se seria preferível outras, como de ou sobre).
Grato.
A regência do verbo influenciar
Tenho dúvida sobre a regência correta do verbo influenciar na frase: «aquilo influenciou sua decisão», ou «aquilo influenciou em/na sua decisão»?
A sintaxe de pedir
Quero saber se está correta essa regência do verbo pedir: «Eu não pedi por comida.»
Abraço.
O verbo brindar e os seus complementos
Na frase «brindemos ao teu sucesso», «brindemos ao teu sucesso» desempenha a função de complemento indireto, ou de complemento oblíquo?
«Ser com»
Minha dúvida é a seguinte:
«Destinos incríveis é com a Terra Turismo»,
ou
«Destinos incríveis são com a Terra Turismo»?
Verbo correlatar
Qual a preposição (se for o caso) que deve reger o verbo correlatar/correlatar-se na seguinte frase:
«A causa da morte correlata [?] uma paragem cardíaca.»
«Conhecer de»
Gostaria de saber se tanto está correcto escrever-se «conhecer a verdade» como «conhecer da verdade». Em que situações se deve escrever de uma forma e de outra? E ainda, podendo ambas ser utilizadas em qualquer caso, porque existem as duas?
Muito obrigado.
Uma frase com o verbo assegurar
«Assegurei à minha irmã "de que" regressaria o mais depressa possível.»
Esta frase está correcta?
A regência do verbo omitir
Qual a regência do verbo omitir?
