Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Ordem dos constituintes
Luiz Sérgio de Jesus Economista Jundiai, Brasil 7K

Tenho observado, disseminando-se particularmente na mídia televisiva, um hábito linguístico que, em meus ouvidos, soa horrivelmente. É a repetição do sujeito, se é assim que pode ser chamada. Um entrevistado diz: «O professor ele chamou a atenção do aluno.» Ou: «As aves elas sobrevoam a floresta». É correta a forma?

Agradeço a atenção e resposta.

Nélson Coutinho Melco Engenheiro Curitiba, Brasil 8K

Gostaria de saber se o adjetivo veloz qualifica o substantivo carro nas frases a), b), c); e se o adjetivo veloz qualifica o substantivo João, isto é, «João é veloz», na frase d).

a) «O veloz carro de João é bonito.»

b) «O carro veloz de João é bonito.»

c) «O carro de João, veloz, é bonito.»

d) «O carro de João veloz é bonito.»

Ana Maria Silva Professora Maia, Portugal 7K

Qual a análise sintáctica da seguinte frase: «Aqui estão as suas palavras»?

Rosalice Pinto Professora Sintra, Portugal 3K

Gostaria de saber se, na frase «deixamos a tradicional estrutura baseada em dois serviços», o adjetivo tradicional seria considerado um modificador, ou um predicativo do objeto direto.

Obrigada.

Diogo Gonçalves Tradutor Porto, Portugal 42K

Tenho encontrado em diferentes gramáticas e sites da Internet, diferentes nomenclaturas para designar cada tipo de pronome. Isto tem-me deixado um tanto confuso, e como tal peço que me esclareçam sobre qual é a diferença entre pronomes reflexos, recíprocos, átonos e clíticos.

Desde já muito obrigado.

Humberto Azevedo Jornalista Brasília, Brasil 69K

Quero confirmar ou saber se a palavra pois pode ser utilizada para iniciar frases ou se somente pode-se utilizá-la como um conjuntor. Exemplo:

«Louvamos a plena e sábia decisão dos maiores juízes do Brasil. Pois, acertaram ao manter tal norma. A democracia brasileira agradece.»

Ou:

«Louvamos a plena e sábia decisão dos maiores juízes do Brasil, pois, acertaram ao manter tal norma. A democracia brasileira agradece.»

Mariana Dias Estudante Porto, Portugal 2K

Na frase «O sôfrego do Miguel comeu tudo», a palavra sôfrego é um nome, ou um adjectivo?

Sofia Caseiro Estudante Leiria, Portugal 7K

Na frase «Preocupa-me a sua juventude», qual é a função sintática de «sua juventude»?

Esta frase surgiu num exercício onde tinha de transformar as frases complexas com orações substantivas completivas em frases simples. A frase original era «Preocupa-me que seja tão jovem».

Obrigada.

Joana Mendes Administrativa Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber qual a regra que sustenta estas duas expressões: «eu sei o que é isso» e «eu sei o que isso é». Embora saiba que ambas estão correctas, há quem insista comigo que a segunda está errada. No entanto, não sei como justificar através da gramática.

Obrigada.

Maria Duarte Professora Porto, Portugal 4K

Como classificar a frase introduzida por que no texto seguinte: «Mas é no canto, na epopeia que o Reino Lusitano mais se afirma pelo afecto»?