Vi escrito algures que alguém teria "finalmente regressado à Casa-Mãe", assumindo-se que esta "Casa-Mãe" é uma instituição. As perguntas são:
1. casa-mãe, que não encontrei em prontuários, sendo palavra composta, aceita-se com hífen?
2. Sendo sim a resposta a 1, é aceitável estar escrito com cada um dos componentes iniciado por maiúscula, ou seria melhor "Casa-mãe"? Obrigado.
A propósito da palavra ovário-histerectomia precisava de ser esclarecido em alguns pontos: Porque razão o “h” de “histerectomia” não cai e escrevemos a palavra ovário-histerectomia sem hífen? Conhecem mais exemplos do mesmo tipo?
Os termos (principalmente médicos), que apenas são encontrados em dicionários brasileiros devem ser utilizados em Portugal ou deveremos adaptá-los, na medida do possível, às nossas regras? Mesmo em palavras como “otematoma”, que significa hematoma do ouvido?
Gostaria que me esclarecessem sobre a forma correcta de escrever medicina veterinária (curso superior), médico veterinário (o profissional), e médico-veterinários (assuntos, serviços). Em algum caso deveremos utilizar maiúsculas?
Ainda uma última questão: o termo “veterinário” para designar o profissional da saúde animal é correcto? Obrigado.
Agradecia informação acerca da correcta grafia das palavras: "tele-acção" ou "teleacção", "telesinalização" ou "telessinalização", "sobre-intensidade" ou "sobreintensidade" (muito vista em catálogos)?
Existe alguma regra para a escolha dos prefixos hemi ou semi na composição de uma palavra? E deve ser usado o hífen ou juntarem-se os fragmentos?
Apresento-lhes o seguinte trecho retirado de uma coluna jornalística:
"No 'Pai-Nosso' as pessoas que rezam dirigem-se ao Criador e pedem a ele que lhes perdoe as ofensas praticadas, que não as deixe cair em tentação e que as livre do mal eterno."
Minha dúvida é sobre a expressão "Pai-Nosso":
1) Está escrita corretamente? Por quê?
2) Sempre se escreve assim: com hífen e com o "nosso" iniciando por letra maiúscula?
3) Naquela famosíssima frase "Pai-Nosso que estais no céu, perdoai as nossas ofensas...", também deveria se escrever dessa forma ou seria sem hífen e o "nosso" com letra minúscula, assim: "Pai nosso que estais no céu..."?
Muito Obrigado.
A palavra estequiometria, serve por exemplo, para indicar que num composto as espécies constituintes estão em igual quantidade. Se uma delas está em maior quantidade é correcto dizer «sobrestequiometria», ou será «sobre-estequiometria», ou ainda nenhuma delas?
Sou natural e residente em Cabo Verde, gostaria de saber como e que se deve escrever correctamente a minha nacionalidade: Caboverdiano, Cabo-verdiano ou Caboverdeano?
Como é que se escreve correctamente a palavra em título:
Muito obrigada
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações