Cabo-verdiano - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Cabo-verdiano

Sou natural e residente em Cabo Verde, gostaria de saber como e que se deve escrever correctamente a minha nacionalidade: Caboverdiano, Cabo-verdiano ou Caboverdeano?

Emanuel Spencer engenheiro informático S. Vicente, CaboVerde 18K

Antes de mais, deixe-nos cumprimentá-lo em particular, dado tratar-se da primeira consulta formal que Ciberdúvidas da Língua Portuguesa recebe de Cabo Verde. Bem-vindo, pois, à nossa página lusófona!

Quanto à questão em si, não tenha dúvidas: os naturais de Cabo Verde devem escrever cabo-verdiano (pl. cabo-verdianos), com hífen e com i. É um erro, infelizmente muito frequente, todas as demais formas que exemplifica. Fácil de perceber: leva hífen, porque essa é a regra para os gentílicos dos compostos onomásticos ( belo-horizontino, de Belo Horizonte, vila-realense, de Vila Real); iano, e não "eano", porque esse é o sufixo nominativo latino que exprime o sentido de "natural de". Cabo Verde + iano = cabo-verdiano.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Áreas Linguísticas: Morfologia Construcional; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Comparativos; Hifenização