Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia Construcional
António Antão Professor Braga, Portugal 7K

Afinal, qual é forma correcta: "Tonteria", ou "tontaria"?

Rui Oliveira Redactor/revisor Liaboa, Portugal 8K

Pretendia saber da legitimidade do uso de "êntase" no seguinte texto: «A intenção fundamental das principais correntes místicas orientais não é sair de si mesmo para se unir a um Outro por amor — êxtase —, mas antes descer às profundidades do seu ser para aí descobrir que a sua verdadeira identidade une-se à do Último — êntase.» Se me puderem dar esse esclarecimento, fico-lhes grato.

Adianto que, entretanto, vasculhei a Internet e encontrei este termo aplicado a determinado tipo de meditação mística (interiorização profunda!). Digam-me o que lhes parece sobre isto. Poderá ser considerado um neologismo ou um termo do glossário religioso!?

Antônio Lait Aposentado São Paulo, Brasil 9K

A frase que li foi a seguinte: «A "Revolta de Barbalho", um movimento pouco conhecido ou citado na história do Brasil, constitui um marco no longo processo de desidentificação entre os interesses dos colonos e o das autoridades metropolitanas e seus representantes na colônia.» Pergunto se o termo "desidentificação" está correto.

Eric Macedo Estudante Braga, Portugal 11K

Sou estudante da Universidade do Minho, e encontro-me actualmente a elaborar um estudo contrastivo português-francês sobre os sufixos diminutivos. Deparei-me com uma dúvida, quando descobri a criação lexical "inhozinho". Gostaria de saber se existe na língua portuguesa e que qualificação linguística tem.

Agradeço desde já.

Ricardo da Palma Borges Advogado Lisboa, Portugal 2K

A palavra "reflectíveis" existe?

Marcos Casquinha Vendedor Samora Correia, Portugal 5K

Solicito informação sobre qual o gentílico de Calhandriz, freguesia do concelho de Vila Franca de Xira.

José Manuel Couto Professor Vila Nova de Gaia, Portugal 7K

Gostaria me informassem sobre a formação de adoçar e adoçante. Qual o radical? Doce?

Damião Sambo Professor Maputo, Moçambique 50K

Gostaria que me esclarecessem se existe derivação irregular e, se existe, em que consiste. É que nos programas de ensino aparece um conteúdo sobre o processo de formação de palavras, e mais concretamente a derivação irregular, e não sei se se estará a falar de derivação imprópria ou não.

Obrigado!

Anabela Fernandes Professora Braga, Portugal 6K

Como se classifica a palavra "água benta", quanto à sua formação?

Será uma palavra composta por aglutinação?

Fernando Varela Médico Almada, Portugal 5K

O professor doutor Manuel Freitas e Costa refere no seu Dicionário de Termos Médicos, da Porto Editora, o termo ortodôncia ou ortodontia (de orto- e do gr. odoús, odóntos «dente» e –ia) s.f. como «Ramo da medicina dentária ou odontologia que está relacionado com a profilaxia e o tratamento da maloclusão dos dentes (relação anormal entre os dentes superiores e os dentes inferiores)».

Admite também o mesmo dicionário os substativos ortodoncista ou ortodontista como «especialista em ortodôncia ou ortodontia» e ainda ortodonto como «indivíduo que tem os dentes regulares e bem implantados».

Gostaria de saber se podemos, de modo semelhante, utilizar o termo “exodonto” para um indivíduo que apresenta exodôncia (protusão dos dentes para a frente e para fora) como se explica na pergunta/resposta 27 207.

Obrigado.